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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

da população está acima do peso. Entre os homens 29,4%

começam a ter sobrepeso na juventude e entre as mulhe-

res 25,4%. Bianchin (et al., 2012) destaca que esse aumento

exponencial deve-se a multiplicidade de fatores: fisiologia

individual, fatores psicológicos, cultura economia da produ-

ção de alimentos, hábitos alimentares incorretos, sedenta-

rismo, além da ausência de estruturas que possibilitem ati-

vidades físicas.

Considerando o contexto do sedentarismo, do cres-

cente aumento da obesidade nas crianças e jovens brasilei-

ros e na necessidade de orientação desde os primeiros anos

escolares para uma vida saudável e a formação de hábitos

que traduzam uma cultura da saúde preventiva, a área da

Educação Física (EF) ganha cada vez mais destaque. Entre-

tanto, por que esse conjunto de informações e o discurso de

domínio público não se transformam em uma prática social?

Qual a relação dessas dificuldades com a educação escolar

na educação básica? Que interface esse problema tem com

a universidade e com a formação do profissional docente na

área da Educação Física?

Com base nas questões acima, através deste artigo,

buscamos realizar uma reflexão teórica sobre a formação

nos cursos de licenciatura em EF, pois o mesmo tem sofrido

mudanças significativas nos últimos anos. Sendo importante

discutir se tais mudanças vêm ao encontro junto às deman-

das das escolas, das redes de ensino e das necessidades da

população brasileira.

A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

A EF brasileira vem passando por intensas modifica-

ções com relação à formação profissional. Isso se dá em ra-

zão de críticas feitas pelas recentes produções do conheci-

mento, que envolve o item de estudo desta área, entre eles,

os métodos de ensino aplicados, os conteúdos, o currículo,

etc. Tudo isso tem relação com as aspirações da sociedade,

cada vez mais exigente na escolha por profissionais capaci-

tados para intervir nas áreas de atuação, entre elas: escolas,