1320
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
da população está acima do peso. Entre os homens 29,4%
começam a ter sobrepeso na juventude e entre as mulhe-
res 25,4%. Bianchin (et al., 2012) destaca que esse aumento
exponencial deve-se a multiplicidade de fatores: fisiologia
individual, fatores psicológicos, cultura economia da produ-
ção de alimentos, hábitos alimentares incorretos, sedenta-
rismo, além da ausência de estruturas que possibilitem ati-
vidades físicas.
Considerando o contexto do sedentarismo, do cres-
cente aumento da obesidade nas crianças e jovens brasilei-
ros e na necessidade de orientação desde os primeiros anos
escolares para uma vida saudável e a formação de hábitos
que traduzam uma cultura da saúde preventiva, a área da
Educação Física (EF) ganha cada vez mais destaque. Entre-
tanto, por que esse conjunto de informações e o discurso de
domínio público não se transformam em uma prática social?
Qual a relação dessas dificuldades com a educação escolar
na educação básica? Que interface esse problema tem com
a universidade e com a formação do profissional docente na
área da Educação Física?
Com base nas questões acima, através deste artigo,
buscamos realizar uma reflexão teórica sobre a formação
nos cursos de licenciatura em EF, pois o mesmo tem sofrido
mudanças significativas nos últimos anos. Sendo importante
discutir se tais mudanças vêm ao encontro junto às deman-
das das escolas, das redes de ensino e das necessidades da
população brasileira.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA
A EF brasileira vem passando por intensas modifica-
ções com relação à formação profissional. Isso se dá em ra-
zão de críticas feitas pelas recentes produções do conheci-
mento, que envolve o item de estudo desta área, entre eles,
os métodos de ensino aplicados, os conteúdos, o currículo,
etc. Tudo isso tem relação com as aspirações da sociedade,
cada vez mais exigente na escolha por profissionais capaci-
tados para intervir nas áreas de atuação, entre elas: escolas,