1324
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
mundo virtual inibe esse jovem aos sonhos, inibe sentimen-
tos, e isso é um direito dele independente daquilo que lhes
é ensinado por seus educadores. Portanto, a sociedade glo-
balizada na contemporaneidade, indica mudanças no ponto
de vista educacional. Mais do que em qualquer outro pe-
ríodo, é preciso agora estar atento aos desafios que envol-
vem a prática educativa, às novas tecnologias cuja natureza
interativa promove e facilita a aprendizagem do educando.
A afirmação de que as “coisas são assim porque não
podem ser de outra forma” é odientamente fatalis-
ta, pois decreta que a felicidade pertence apenas
àqueles que têm poder. Os pobres, os deserdados,
os excluídos estariam fadados a morrer de frio, não
importa se no Sul ou no Norte do mundo. (FREIRE,
2006, p. 23).
Isto vale, sobretudo, à formação do professor onde,
para Freire, a formação é um canal favorável às mu-
danças, já que por meio da concepção de educador
que este estabelece ao longo de sua vida acadêmi-
ca, será possível entendê-lo como um sujeito ético-
-político transformador. (FREIRE, 1977).
Deste modo, professores em formação, tornam-se su-
jeitos pró-ativos onde podem estabelecer uma epistemologia
voltada para uma educação emancipatória. Nesse sentido, a
educação é uma invenção humana e, se em algum lugar foi
feita um dia de um modo, pode ser mais adiante refeita de
outro. (BRANDÃO, 1983). Esse reiventar é o que a universida-
de precisa desenvolver nos educandos, como forma de mobi-
lizá-los para a mudança e na luta pela liberdade de expressão.
Portanto esperamos que: pensar, refletir, ler, dialogar,
escutar e olhar a realidade é uma passagem na construção de
um caminho para atingir uma prática pedagógica inovadora e
articulada com a ciência da área profissional em gestão.
A PRÁXIS NO COTIDIANO DA DOCÊNCIA EM
EDUCAÇÃO
A complexidade da sociedade contemporânea vem
fazendo com que as práticas pedagógicas dos professores/