1328
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
continuidade ao desenvolvimento humano, será o caos para
uma ruptura educacional.
É através desse discurso que não podemos acreditar
em mudança sem a participação desses indivíduos na sua
totalidade – professores, alunos, gestores, sendo esses res-
ponsáveis por fazer a educação acontecer, sem nos questio-
narmos intensamente sobre as formas como aprendemos as
práticas educativas ou sem inovações significativas de cada
indivíduo a partir daquilo que é vivido e organizado coleti-
vamente.
O avanço tecnológico está nos tirando a criança e
o jovem do seu convívio familiar, o meio de comunicação
através do diálogo, está cada vez mais distante das escolas,
das famílias. Os gestos, os toques não são mais por abraços,
e sim nas telas de computadores, celulares, games, etc.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através das reflexões que tecemos ao longo do texto
ratificamos o compromisso de repensar o perfil de formação
dos profissionais da área. Hoje, devemos ter a esperança de
construir alternativas viáveis para as mudanças necessárias
em um sistema de educação inovador, onde se possa agi-
lizar mudanças, tanto na área da formação humana e pro-
fissional, como na área do conhecimento, onde se possam
estabelecer novas reivindicações em relação à formação de
um perfil mais integral e interdisciplinar dos profissionais
de Educação Física.
Nessa perspectiva, o desafio é um trabalho pedagógi-
co voltado para a formação onilateral do ser humano, que
possa propiciar aos formandos com contribuições teórico-
-práticos onde se desenvolva o pensamento crítico, a capa-
cidade de produzir sínteses, permitindo a cada formando
chegar ao perfil desejado enquanto profissionais de van-
guarda. E, por fim, carece proporcionar uma formação que o
permita conhecer a realidade sensível, desvendar seu movi-
mento e contradições, rompendo assim a visão fragmenta-
da que empobrece a leitura do real.