1334
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
para que os processos e os produtos, dessa parceria, sejam
mais significativos, reflexivos, leves e por que não, alegres.
Que esta carta possa encharcar vocês com a esperan-
ça de encontrar nas orientadoras e nos orientadores pelas
universidades e pela vida a fora um ser humano que acredite
na força da relação educador-educando, que saiba que “em
Freire, ensinar e aprender é, pois, biografar-se, existenciar-
-se, historicizar-se”. (FREITAS, In: STRECK, 2010)
E nesta edição comemorativa aos vinte anos do Fó-
rum de estudos: Leituras de Paulo Freire, que por meio dessa
carta pedagógica gostaríamos de homenagear e agradecer
essa orientadora que onde vai sempre leva o pensamento
e a prática freireana, que participa e ajuda a construir este
Fórum desde o seu nascimento.
Neste momento vamos finalizando por aqui, mas o
questionamento sobre o papel e a importância da/o orien-
tadora/or para as/os orientandas/os seguirá em escritas e
pesquisas posteriormente.
REFERÊNCIAS
BARBOSA, Joaquim Gonçalves; HESS, Remi.
O diário de pes-
quisa
: o estudante universitário e seu processo forma-
tivo. Brasília: Liber Livro, 2010.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de.
Ensinar a aprender
(verbete).
In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.).
Dicio-
nário Paulo Freire
(p. 151). – 2ed., Belo Horizonte: Au-
têntica Editora, 2010.
ROSCOE, Alessandra.
Caixinha de guardar o tempo
. Ilus-
trações Alexandre Rampazo. São Paulo: Editora Gai-
vota, 2012.
SOUZA, Micheli Silveira de.
O Diário de pesquisa na for-
mação do educador pesquisador
: a experiência do
PIBID/Pedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação,
Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul.
Porto Alegre, p. 56. 2014.