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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tra durante sua trajetória universitária na graduação de 2011
a 2014. Para tanto, queridas/os leitoras/es, avisamos que a
presente carta se constitui encharcada de emoção/formação.
Damos então início ao diálogo de saberes que nos une.
Elisabete- Bem frente ao desafio de falar sobre a rela-
ção orientadora-orientanda, penso que o papel da/o orien-
tadora/or é o de no começo conduzir o estudante, sobretu-
do o de iniciação científica e de
mestrado
, mas isso não quer
dizer fazer a pesquisa por ele.
Ele deve auxiliar, questionar, o estudante para que
esse possa ir se percebendo sobre seu objeto a ser investiga-
do, construído. Durante o percurso no mestrado, o estudante
precisa fazer, validar uma pesquisa, aí o papel da/o orienta-
dora/or é de indicar sobre a melhor literatura a ser utilizada. O
que a orientadora/or precisa é ajudar o estudante a perceber
a relevância de sua pesquisa para a comunidade acadêmica e
sua formação pessoal e profissional. A/o orientadora/or pode
também durante o percurso do estudante/aprendiz, suscitar
nele o desejo de pesquisadora/or, o que irá contribuir com
seu desejo de fazer um doutorado, ou não.
Bem Micheli, qual a visão que tens de tua orientadora,
enquanto contribuinte de tua formação universitária?
Para tomar consciência dos momentos, das experiên-
cias, das reflexões com a orientadora precisei abrir minha
caixa de guardar o tempo (ROSCOE, 2012) olhar para as me-
mórias guardadas e ver o que elas significaram e o que sig-
nificam hoje para mim. Busco (re) conhecer a trajetória que
foi me constituindo e me tornando professora, pois como
bem menciona Tardif “um professor tem uma história de
vida, é um ator social, têm emoções, um corpo, poderes,
uma personalidade, uma cultura, ou mesmo umas culturas,
e seus pensamentos e ações carregam as marcas dos con-
textos nos quais se inserem” (2002, p. 265).
Conheci esta educadora na disciplina de Educação
Não-Formal na graduação em Pedagogia e foi nesta discipli-
na que ela me apresentou a obra de Freire, somente por isso
essa educadora já tem minha admiração e gratidão. Posso