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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

tra durante sua trajetória universitária na graduação de 2011

a 2014. Para tanto, queridas/os leitoras/es, avisamos que a

presente carta se constitui encharcada de emoção/formação.

Damos então início ao diálogo de saberes que nos une.

Elisabete- Bem frente ao desafio de falar sobre a rela-

ção orientadora-orientanda, penso que o papel da/o orien-

tadora/or é o de no começo conduzir o estudante, sobretu-

do o de iniciação científica e de

mestrado

, mas isso não quer

dizer fazer a pesquisa por ele.

Ele deve auxiliar, questionar, o estudante para que

esse possa ir se percebendo sobre seu objeto a ser investiga-

do, construído. Durante o percurso no mestrado, o estudante

precisa fazer, validar uma pesquisa, aí o papel da/o orienta-

dora/or é de indicar sobre a melhor literatura a ser utilizada. O

que a orientadora/or precisa é ajudar o estudante a perceber

a relevância de sua pesquisa para a comunidade acadêmica e

sua formação pessoal e profissional. A/o orientadora/or pode

também durante o percurso do estudante/aprendiz, suscitar

nele o desejo de pesquisadora/or, o que irá contribuir com

seu desejo de fazer um doutorado, ou não.

Bem Micheli, qual a visão que tens de tua orientadora,

enquanto contribuinte de tua formação universitária?

Para tomar consciência dos momentos, das experiên-

cias, das reflexões com a orientadora precisei abrir minha

caixa de guardar o tempo (ROSCOE, 2012) olhar para as me-

mórias guardadas e ver o que elas significaram e o que sig-

nificam hoje para mim. Busco (re) conhecer a trajetória que

foi me constituindo e me tornando professora, pois como

bem menciona Tardif “um professor tem uma história de

vida, é um ator social, têm emoções, um corpo, poderes,

uma personalidade, uma cultura, ou mesmo umas culturas,

e seus pensamentos e ações carregam as marcas dos con-

textos nos quais se inserem” (2002, p. 265).

Conheci esta educadora na disciplina de Educação

Não-Formal na graduação em Pedagogia e foi nesta discipli-

na que ela me apresentou a obra de Freire, somente por isso

essa educadora já tem minha admiração e gratidão. Posso