1330
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia
: saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, Paulo. À Sombra da Mangueira. São Paulo: Ed. Olho
d'Água, 2006.
FREIRE, Paulo. Revista da Educação.
História da Padagogia
.
São Paulo, 2010.
GIROUX, Henry, A.
Os professores como Intelectuais:
Rumo a uma pedagogia critica da aprendizagem. Por-
to Alegre: Artes Medicas, 1997.
HERNANDEZ, Fernando.
Trangressão e Mudança na Edu-
cação:
os Projetos de Trabalho Porto Alegre: Art-
med,1998.
ILHA, Franciele Roos da Silva; KRUG, Hugo Norberto. Do-
cência no Ensino Superior
.
A promoção da autonomia
e da reflexão crítica no curso de Licenciatura em Edu-
cação Física. Disponível em:
<http://www.efdeportes. com >Revista Digital
– Buenos Aires – Ano 13 –nº
122, 2008. (pág visitada em 24 jan 2012).
KUNZ, Elenor et al. Novas Diretrizes curriculares para os
cursos de graduação em Educação Física: justificativa,
preposições, argumentações.
Revista do CBCE
, v. 20,
n. 1, p. 37-47,1998.
MÉSZÁROS, István.
A educação para além do capital.
São
Paulo: Boitempo, 2008.
SANTIN, Silvino.
Educação Física:
uma abordagem filosófica
da corporeidade. Ijuí/RS: 1987.
SAVIANI, Dermeval.
A nova Lei da Educação:
LDB, traje-
tórias, limites e perspectivas. Por uma outra política
educacional. 5. ed. Campinas/SP: Autores Associados,
1999.
ZYGMUNT, Bauman.
Tempos Líquidos.
Rio de Janeiro: Jor-
ge Zahar. Ed, 2007.