XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1329
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
Os principais desafios que dizem respeito a um perfil
mais arrojado e interdisciplinar na área da EF nos reme-
tem para muitos aspectos a serem zelados numa propos-
ta de curso superior. Mas, de modo sintetizado, podemos
elencar os fundamentais, quais sejam: a) um currículo que
contemple o movimento dialético nos processos de for-
mação para contemplar o diálogo profundo entre realida-
de e universidade; b) a articulação entre o bacharelado e
licenciatura nos cursos de graduação de EF para conferir
a unidade e superar a atual fragmentação ou hierarquia di-
ferenciada nessas duas faces de uma mesma moeda; c) e
uma perspectiva humanista e dialógica na formação dos
profissionais da área, que esteja comprometido com a
qualidade de vida na sua integralidade e não apenas
em alguns aspectos da aparência, ou da performance
meramente físico-estética.
REFERÊNCIAS
BIANCHINI, Josiane Alves. Tratamento da Obesidade: Revi-
são de artigos sobre intervenções multiprofissionais
no contexto brasileiro.
Revista Arq Ciências Saúde
,
2012 abr-jun, p. 9-15.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues.
O que é educação
. São Paulo:
Brasiliense, 1983.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.º 9.394/96.
Lei de Di-
retrizes e Bases da Educação Nacional
. Brasília, 1996.
BRASIL.
Estratégias para o cuidado da pessoa com doen-
ça crônica
: obesidade. Brasília: Ministério da Saúde,
2014.
FREIRE, Paulo.
Conscientização:
teoria e prática da liberta-
ção
.
Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire.
São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia
: saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo.
Política e Educação
. São Paulo: Cortez, 1997.