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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

Os principais desafios que dizem respeito a um perfil

mais arrojado e interdisciplinar na área da EF nos reme-

tem para muitos aspectos a serem zelados numa propos-

ta de curso superior. Mas, de modo sintetizado, podemos

elencar os fundamentais, quais sejam: a) um currículo que

contemple o movimento dialético nos processos de for-

mação para contemplar o diálogo profundo entre realida-

de e universidade; b) a articulação entre o bacharelado e

licenciatura nos cursos de graduação de EF para conferir

a unidade e superar a atual fragmentação ou hierarquia di-

ferenciada nessas duas faces de uma mesma moeda; c) e

uma perspectiva humanista e dialógica na formação dos

profissionais da área, que esteja comprometido com a

qualidade de vida na sua integralidade e não apenas

em alguns aspectos da aparência, ou da performance

meramente físico-estética.

REFERÊNCIAS

BIANCHINI, Josiane Alves. Tratamento da Obesidade: Revi-

são de artigos sobre intervenções multiprofissionais

no contexto brasileiro.

Revista Arq Ciências Saúde

,

2012 abr-jun, p. 9-15.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues.

O que é educação

. São Paulo:

Brasiliense, 1983.

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. Brasília, 1996.

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: obesidade. Brasília: Ministério da Saúde,

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Conscientização:

teoria e prática da liberta-

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Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire.

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Pedagogia da Autonomia

: saberes necessá-

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