XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1325
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
formadores sejam examinadas, junto aos seus processos de
formação. Pois de fato não se restringe apenas como uma
questão técnica, pelo contrário “[...] envolve múltiplos sabe-
res e dimensões da vida humana”. (ILHA; KRUG, 2008).
O professor/formador não pode limitar-se apenas
ao ato de ensinar: seu exercício deve ser constante e per-
manente, ou seja, seu desempenho deve ir além do campo
disciplinar, permitindo um conhecimento consciente onde
todos os espaços educativos possam ser beneficiados. É
possível pensar que através das tendências pedagógicas
possamos encontrar uma porta para este desafio, pois elas
se fundamentam em movimentos antropológicos, filosófi-
cos e sociais, atendendo ao período histórico na qual estão
inseridas. Dessa forma, é de extrema importância que nos-
sos professores reconheçam e avaliem as tendências peda-
gógicas, pois aí sim poderão construir de forma consciente
o seu próprio caminho político pedagógico.
Quiçá através do conhecimento desses professores/
educadores possa haver mudanças, transformando a prática
educativa em uma ação concretizada onde o ensino consiga
atravessar as dimensões do ambiente escolar. Esta inquie-
tação com relação à formação docente mais direcionada
ao trabalho com o humano tem apontado uma perspectiva
mais complacente e reflexiva para sua fundamentação.
Para falar da necessidade de dignidade e de valores
do humano, segundo Freire (2007, p.11), é preciso o “sa-
ber-fazer da autorreflexão crítica e o saber-ser da sabedoria
exercitado permanentemente”.
Nossa sociedade carece de profissionais que formem
cidadãos com consciência social, isto é, que tenham iniciativa
e responsabilidade, e cujas suas atitudes possam caminhar
para valores democráticos na busca por justiça, autonomia
e solidariedade tanto para si como para o próximo. Afinal,
desde que o homem é homem, ele vive em sociedade e se
desenvolve pela mediação da educação. (SAVIANI, 1999).
No entanto, a visão do mundo contemporâneo vem
contribuindo para um aumento expressivo de problemas