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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

formadores sejam examinadas, junto aos seus processos de

formação. Pois de fato não se restringe apenas como uma

questão técnica, pelo contrário “[...] envolve múltiplos sabe-

res e dimensões da vida humana”. (ILHA; KRUG, 2008).

O professor/formador não pode limitar-se apenas

ao ato de ensinar: seu exercício deve ser constante e per-

manente, ou seja, seu desempenho deve ir além do campo

disciplinar, permitindo um conhecimento consciente onde

todos os espaços educativos possam ser beneficiados. É

possível pensar que através das tendências pedagógicas

possamos encontrar uma porta para este desafio, pois elas

se fundamentam em movimentos antropológicos, filosófi-

cos e sociais, atendendo ao período histórico na qual estão

inseridas. Dessa forma, é de extrema importância que nos-

sos professores reconheçam e avaliem as tendências peda-

gógicas, pois aí sim poderão construir de forma consciente

o seu próprio caminho político pedagógico.

Quiçá através do conhecimento desses professores/

educadores possa haver mudanças, transformando a prática

educativa em uma ação concretizada onde o ensino consiga

atravessar as dimensões do ambiente escolar. Esta inquie-

tação com relação à formação docente mais direcionada

ao trabalho com o humano tem apontado uma perspectiva

mais complacente e reflexiva para sua fundamentação.

Para falar da necessidade de dignidade e de valores

do humano, segundo Freire (2007, p.11), é preciso o “sa-

ber-fazer da autorreflexão crítica e o saber-ser da sabedoria

exercitado permanentemente”.

Nossa sociedade carece de profissionais que formem

cidadãos com consciência social, isto é, que tenham iniciativa

e responsabilidade, e cujas suas atitudes possam caminhar

para valores democráticos na busca por justiça, autonomia

e solidariedade tanto para si como para o próximo. Afinal,

desde que o homem é homem, ele vive em sociedade e se

desenvolve pela mediação da educação. (SAVIANI, 1999).

No entanto, a visão do mundo contemporâneo vem

contribuindo para um aumento expressivo de problemas