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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

Na história ocidental, algumas atividades de caracte-

rísticas específicas, segundo Santin, foram denominadas de

ciência, onde cada uma constituiu sua própria identidade no

momento em que mostrou que era capaz de produzir novos

conhecimentos, em que nenhuma outra ciência era capaz de

produzir. (SANTIN, 1999). E esse é um dos desafios para a EF,

ou seja, quando ela conseguir completar os critérios dessa

cientificidade, talvez aí ela ganhe o respeito enquanto ciência.

Destacamos que ao realizarmos a leitura de alguns

dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de EF pode-

mos perceber que ainda existem muitas dúvidas com rela-

ção a qual ciência a EF faz parte, isto é, se ela é uma ciência

humana ou não, ou como a medicina que agrupa diversas

áreas aplicadas a saúde.

O que não se pode esquecer é essa natureza forma-

dora da docência. Tudo implica que não se deve reduzir a EF

a puro processo técnico e mecânico de transmitir conheci-

mentos, pois a educação requer a exigência ético-democrá-

tica do respeito ao pensamento, aos gostos, aos receios, aos

desejos, à curiosidade dos educandos. (FREIRE, 1997).

Não pode haver caminho mais ético, mais verda-

deiramente democrático do que testemunhar aos

educandos como pensamos, as razões porque

pensamos desta ou daquela, os nossos sonhos, os

sonhos por que brigamos, mas, ao mesmo tempo,

dando-lhes provas concretas, irrefutáveis, de que

respeitamos suas opções em oposição às nossas.

(FREIRE, 1997, p. 38).

De acordo com as leis de mercado, não temos como

frear a liquidez do sistema de produção onde cada vez

mais as tendências e perspectivas exigem ações imediatas e

pragmáticas, mas, “para que se deem uma oportunidade, os

jovens precisam resistir às pressões da fragmentação e recu-

perar a consciência da responsabilidade compartilhada para

o futuro do planeta e seus habitantes. Os jovens precisam

trocar o mundo virtual pelo real”

5

(ZYGMUNT, 2014). Pois o

5

http://fronteiras.com/canalfronteiras/entrevistas/?16%2C188.

2014. Acesso

em: 24 fev. 2014.