1326
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
profundos, em que a sociedade e os sistemas de ensino são
diretamente atingidos. Por isso, se quisermos acreditar em
alguma transformação, “[...] faz-se necessária uma leitura
crítica das verdadeiras causas da degradação humana e da
razão de ser do discurso fatalista da globalização”. (FREIRE,
2007, p. 11).
O sistema capitalista propiciou uma demanda maior
de vagas nas Universidades, embora ainda não correspon-
dam na qualidade formativa, e por essa razão também não
atinge as exigências dos alunos e nem das demandas sociais.
Por isso, há de se dizer que a tarefa de romper com
a lógica do capital no interesse da sobrevivência humana,
seria um milagre monumental. “É por isso que, também no
âmbito educacional as soluções, ‘não podem ser formais,
elas devem ser essenciais’, ou ainda, devem abarcar a totali-
dade das práticas educacionais da sociedade estabelecida”.
(MÉSZÁROS, 2008, p. 45).
Sendo assim, é preciso ter em vista e também procurar
nos inteirar de quais foram as formas de aprendizagem des-
ses formadores, ou seja, de como apreenderam, quem os
ensinou? Como foram seus anseios e sonhos? Quem cola-
borou nas suas escolhas? Os quais por sua vez, muitas vezes
ignoram que, como professores que são ou que somos, e
que também têm dificuldades para aprender, ou seja, “[...]
muitas vezes pensam que já sabem quase tudo e que difi-
cilmente precisam aprender com os outros e muito menos
das situações de formação e das experiências dos docentes
que trabalham em outras instituições do sistema educativo”.
(HERNÁNDEZ, 1998, p.58).
O professor, tendo o conhecimento da teoria que ali-
menta a sua prática, pode promover transformações cons-
cientizando os educandos e também seus companheiros de
outras áreas, no propósito de chegar aos condicionantes
sociais, com o objetivo de tornar o processo ensino-apren-
dizagem uma ação concreta e significativa, em prol de uma
educação inovadora, transformadora em que possa ir além
dos déficits encontrados na educação e em nossa sociedade.