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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

profundos, em que a sociedade e os sistemas de ensino são

diretamente atingidos. Por isso, se quisermos acreditar em

alguma transformação, “[...] faz-se necessária uma leitura

crítica das verdadeiras causas da degradação humana e da

razão de ser do discurso fatalista da globalização”. (FREIRE,

2007, p. 11).

O sistema capitalista propiciou uma demanda maior

de vagas nas Universidades, embora ainda não correspon-

dam na qualidade formativa, e por essa razão também não

atinge as exigências dos alunos e nem das demandas sociais.

Por isso, há de se dizer que a tarefa de romper com

a lógica do capital no interesse da sobrevivência humana,

seria um milagre monumental. “É por isso que, também no

âmbito educacional as soluções, ‘não podem ser formais,

elas devem ser essenciais’, ou ainda, devem abarcar a totali-

dade das práticas educacionais da sociedade estabelecida”.

(MÉSZÁROS, 2008, p. 45).

Sendo assim, é preciso ter em vista e também procurar

nos inteirar de quais foram as formas de aprendizagem des-

ses formadores, ou seja, de como apreenderam, quem os

ensinou? Como foram seus anseios e sonhos? Quem cola-

borou nas suas escolhas? Os quais por sua vez, muitas vezes

ignoram que, como professores que são ou que somos, e

que também têm dificuldades para aprender, ou seja, “[...]

muitas vezes pensam que já sabem quase tudo e que difi-

cilmente precisam aprender com os outros e muito menos

das situações de formação e das experiências dos docentes

que trabalham em outras instituições do sistema educativo”.

(HERNÁNDEZ, 1998, p.58).

O professor, tendo o conhecimento da teoria que ali-

menta a sua prática, pode promover transformações cons-

cientizando os educandos e também seus companheiros de

outras áreas, no propósito de chegar aos condicionantes

sociais, com o objetivo de tornar o processo ensino-apren-

dizagem uma ação concreta e significativa, em prol de uma

educação inovadora, transformadora em que possa ir além

dos déficits encontrados na educação e em nossa sociedade.