XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1331
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
RELAÇÃO ORIENTADORA E
ORIENTANDAS: UM DIÁLOGO COM
QUEM OUSA ENSINAR E APRENDER
Micheli Silveira de Souza
1
Maria Elisabete Machado
2
Caros leitores e estudantes,
A escrita desta carta refere-se à experiência que duas
pesquisadoras tiveram durante seu percurso formativo na
universidade, tendo em comum à orientação da mesma
orientadora. Vale dizer, que não estamos aqui anunciando
que a relação orientadora-orientadas se constitui de forma
tranquila, sem medos, mas é possível dizer que com o tem-
po essa
relação/orientação
, pode ser uma relação com mais
leveza, ética, humanidade e afetividade. Para tanto, alguns
questionamentos orientaram a escrita dessa carta a partir
do olhar das orientandas na universidade. Dentre os quais
destacamos o mais relevante para nós.
Qual o papel da/o
orientadora/or durante o processo formativo da/o orientan-
da/o
? Uma vez que como orientandas/os não possuímos
ainda tamanha bagagem de nossa/o orientadora/or. Pois
ao chegarmos na universidade, temos muitas dúvidas, que-
remos abraçar o mundo e precisamos da/o orientadora/or
para nos conduzir na tessitura desse bordado.
Para tanto, a referida carta se dará em forma de diálo-
go entre as autoras e seus percursos em convivência com a
mesma orientadora. Que durante tempos distintos e comple-
mentares fez parte da trajetória universitária dessas duas pes-
quisadoras. Uma durante sua trajetória na graduação e mes-
trado acadêmico constituindo um período de seis anos; a ou-
1
Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul (PUCRS) e professora da rede municipal de Canoas/RS.
E-mail:
micheli.souza@acad.pucrs.br2
Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul (PUCRS). E-mail:
mmelisabete@yahoo.com.br