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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

Os espaços da reflexão atualmente relacionados ao

papel da escola como formadora de cidadãos nos mostram

a diversidade de conteúdos importantes na formação do

professor, os quais devem auxiliar no processo reflexivo do

aluno.

A formação do professor/cidadão é fato que se faz

presente nos conselhos da escola, desde seu princípio. A Lei

de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/1996,

ressalta tal princípio segundo artigo: “A Educação, dever da

família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e

nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o

pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o

exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

(BRASIL, 1996).

Através dessa afirmação, podemos buscar uma refle-

xão sobre o grande desafio que um professor/formador de-

verá ter para com seu aluno no sentido de poder oferecer a

ele a busca pela cidadania, ou seja, agir com respeito, res-

ponsabilidade, solidariedade, dizendo não à violência sob

qualquer aspecto, agir com justiça e lealdade para com o

próximo e para com sua sociedade. É poder ensinar a arte

do diálogo nas mais distintas situações, comprometendo-se

com os acontecimentos do cotidiano das comunidades e do

País.

Conforme Freire (2010, p. 90), “[...] não é no silêncio

que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na

ação-reflexão”. O autor traz a palavra diálogo como o ca-

minho pelo qual os homens ganham significação enquanto

homens: não há diálogo, porém, se não há um profundo

amor ao mundo e aos homens.

O diálogo e o amor são a mais pura mediação entre

a relação do saber para com o apreender; são também a

passagem para a relação com o mundo, com os outros e

consigo. Repassar esses valores e atitudes é um dos gran-

des desafios aos cursos de licenciatura na área da EF, pois

a relação desse saber com a faculdade é que irá nos gerar

frutos de uma verdadeira relação social: se não for para dar