XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
Os espaços da reflexão atualmente relacionados ao
papel da escola como formadora de cidadãos nos mostram
a diversidade de conteúdos importantes na formação do
professor, os quais devem auxiliar no processo reflexivo do
aluno.
A formação do professor/cidadão é fato que se faz
presente nos conselhos da escola, desde seu princípio. A Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/1996,
ressalta tal princípio segundo artigo: “A Educação, dever da
família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e
nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o
pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o
exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
(BRASIL, 1996).
Através dessa afirmação, podemos buscar uma refle-
xão sobre o grande desafio que um professor/formador de-
verá ter para com seu aluno no sentido de poder oferecer a
ele a busca pela cidadania, ou seja, agir com respeito, res-
ponsabilidade, solidariedade, dizendo não à violência sob
qualquer aspecto, agir com justiça e lealdade para com o
próximo e para com sua sociedade. É poder ensinar a arte
do diálogo nas mais distintas situações, comprometendo-se
com os acontecimentos do cotidiano das comunidades e do
País.
Conforme Freire (2010, p. 90), “[...] não é no silêncio
que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na
ação-reflexão”. O autor traz a palavra diálogo como o ca-
minho pelo qual os homens ganham significação enquanto
homens: não há diálogo, porém, se não há um profundo
amor ao mundo e aos homens.
O diálogo e o amor são a mais pura mediação entre
a relação do saber para com o apreender; são também a
passagem para a relação com o mundo, com os outros e
consigo. Repassar esses valores e atitudes é um dos gran-
des desafios aos cursos de licenciatura na área da EF, pois
a relação desse saber com a faculdade é que irá nos gerar
frutos de uma verdadeira relação social: se não for para dar