XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1319
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO
DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA
EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Leda Salete Ferri Nascimento
1
Simone Silva Alves
2
Vitor Garcia Stoll
3
Resumo:
Este artigo discute a temática da formação de pro-
fessores de Educação Física (EF) partindo da reflexão do pro-
fessor enquanto agente reflexivo e transformador da cultu-
ra. Alguns aspectos analisados são: os modelos de formação
docente em EF; os desafios das práticas na área da EF; e a
relação dialética e interdisciplinar entre teoria e prática para
docência da EF. Resultados sinalizam a necessidade de se
edificar uma concepção inovadora da prática docente, onde
a dimensão reflexiva atue como elemento fundamental da
atividade do professor. Nesse sentido, nossa pretensão é
discutir o papel social da atuação do professor, enquanto
um ser criativo, reflexivo e transformador no campo de sua
atuação profissional.
Palavras-chave:
Formação professores. Educação Física. Re-
flexão ação.
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas o índice de obesidade tem au-
mentado significativamente no contexto brasileiro. De
acordo com o Ministério da Saúde (BRASIL, 2014), 48,5%
1
Doutora em Educação. Docente no Curso de Educação Física da Univer-
sidade Lasalle, Diretoratécnica da Federação de Ginástica do RS. E-mail:
ledasallete@yahoo.com.br.2
Doutora em Educação. Professora Adjunta na Universidade Federal do
Pampa UNIPAMPA/Campus Jaguarão/RS. E-mail: simonealves@unipampa.
edu.br; sialves554@gmail.com.3
Licenciado em Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Pampa-
-UNIPAMPA. E-mail:
vitorgarciastoll@gmail.com.