XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1315
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
empreendermos ações para modificá-las e promovê-las no
nosso espaço educativo, levando consequentemente a uma
nova prática educativa, construída essencialmente pela ação
dos educadores.
Assim, por meio da pesquisa-formação é possível
constituir processos autoformativos com enfoque nos prin-
cípios da pedagogia da autonomia: o diálogo, a humilda-
de, o bom-senso, a amorosidade, a coragem, a política, a
criticidade, a ética, a esperança e a alegria, pois estes são
elementos essenciais e constitutivos das novas formas de
fazer educação e acreditar no sonho possível de construir
um amanhã transformador, mais humano e mais justo.
Desse modo, ao destacarmos as contribuições da Pes-
quisa-Formação, sustentadas nos estudos de Josso, referen-
tes ao processo autoformativo, compreendemos que o edu-
cador em toda a sua ação profissional estará se construindo
e reconstruindo, mediatizado pelo encontro dialógico e de
conversação das relações inter e subjetivas.
Freire e Josso se entrelaçam em seus estudos nos
apontando o quanto a diversidade humana é rica e incon-
clusa. A existencialidade da pessoa humana carece se imbri-
car em sua subjetividade para assim tecer e re-olhar a sua
própria condição, que se faz e refaz na interlocução com a
sua essência e na relação com o outro. Freire (1996) aponta
para uma construção que nasce da pergunta, da interação
e propicia o pensar autônomo. Enquanto Josso (2004) nos
mostra que a interlocução se constrói nas superações e co-
nexões entre o saber e a formação intra e interpessoal, que
promoverão a evolução da pessoa, pois ao compreender o
seu processo autoformativo, estende sua compreensão vi-
vencial para novos saberes e inter-relações.
Portanto, a formação inicial e continuada do educa-
dor, passa no primeiro momento, pela compreensão que
tem de si e do outro, acolhendo experiências e construindo
novos saberes, que podem ser mediatizados pelo encontro,
pela troca, pelas relações que constrói ao longo de sua jor-
nada existencial.