1302
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
considerando que hoje as tecnologias estão presentes na
vida de professores e educandos, e, nessa lógica um leque
de possibilidades à disposição: internet, software, jogos, fil-
mes, entre outros
Há uma intencionalidade em qualificar o trabalho do-
cente nas escolas públicas com o apoio das tecnologias, po-
rém, ainda há muito a fazer. Em especial o investimento na
formação continuada dos professores, preparando-os para
a utilização das novas tecnologias com o objetivo de ino-
var os processos metodológicos, relevante procedimento,
quando se deseja zelar pela aprendizagem dos estudantes.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 200
8.Institui
a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e
Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação,
Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasi-
lia, 2008. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Aces-
so em: 27 mar. 2018.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia:
saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido.
11. ed. Rio de Ja-
neiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, Paulo.
Política e Educação.
4. ed. São Paulo: Cortez,
2000.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido.
9. ed. Rio de Janei-
ro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo.
Educação e Mudança.
Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1987.
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA.
Projeto Político do
Curso de Licenciatura em Computação
. Santa Ma-
ria/RS, 2016. Disponível em:
http://www.iffarroupilha. edu.br/projeto-pedag%C3%B3gico-de-curso/cam pus-santo-%C3%A2ngeloAcesso em: 06 abr 2018.