1300
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Essa é uma realidade encontrada pelos alunos do
Curso de Licenciatura. Foi um movimento de apreensão da
realidade, que segundo Freire é exigência para ensinar. Há,
uma intencionalidade em contribuir, para essa mudança na
maneira de ensinar, na medida que é adotada uma postura
de pesquisador e, com isso, aptidões são desenvolvidas para
promover aprendizagens significativas no educando, com o
apoio de tecnologia educacional.
Diante desse contexto, é imprescindível, adotar uma
postura de cooperação, lembrando que, às experiências de
ensino e aprendizagem oportunizadas em aula, com o apoio
das tecnologias, podem ampliar as circunstâncias de cons-
trução do conhecimento.
O computador pode ser também uma tecnologia
que favorece a expansão da inteligência. Tudo de-
pende da forma como sua utilização for cultivada
pelos seus usuários. No nosso objetivo de estudo,
se o seu uso for realizado a partir de certas condi-
ções pedagógicas, pode ampliar as oportunidades
de aprendizagem do usuário, além de contribuir na
estruturação de um raciocínio diferenciado em ter-
mos de eficiência, rapidez, precisão e o uso racional
da automação. Nesse caso, os benefícios da tecno-
logia podem ser reinvestidos em favor do próprio
conhecimento, possibilitando uma continuidade
no encadeamento de novos saberes. (PAIS, 2010,
p.106).
O maior desafio dessa investigação foi compreen-
der que mesmo estudando uma licenciatura voltada para
as uso da tecnologias, devemos entender que não seremos
somente professores ou gestores de espaços de tecnologia,
seremos formadores de cidadãos, e como tais, temos a res-
ponsabilidade de contribuir para as mudanças educacionais,
necessárias e urgentes na atualidade.
RESULTADOS ALCANÇADOS (OU ESPERADOS)
Esse trabalho oportunizou compreender o contexto
atual das escolas públicas, e os desafios enfrentados no co-