XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1297
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
nos referenciais da teoria freireana contribuem de forma sig-
nificativa para conhecer a realidade e as reais necessidades
de projetar práticas educativas em contextos escolares e não
escolares, comprometidas com a formação de sujeitos po-
litizados, e comprometidos com o desenvolvimento local e
regional.
METODOLOGIA
O projeto da PECC foi desenvolvido inicialmente, por
meio de pesquisa bibliográfica e, num segundo momento,
na pesquisa qualitativa. A utilização dessa metodologia, jus-
tifica-se por viabilizar a busca de bases conceituais subsí-
dios fundamentais para compreender a temática proposta:
O contexto da informática na educação e o ensino da com-
putação, nas escolas públicas do município de Santo Ângelo
e região.
Ao buscar compreender a pesquisa bibliográfica, é
importante analisar importante concepção: “A pesquisa bi-
bliográfica significa o levantamento da bibliografia referente
ao assunto que se deseja estudar. A pesquisa bibliográfica
apresenta quatro etapas: identificação, localização, compila-
ção e fichamento.” (MEDEIROS, 2008, p.36).
Ao destacar essas etapas da pesquisa, o autor afir-
ma que a identificação é o recolhimento e o levantamento
bibliográfico realizado, tendo presente o tema a ser abor-
dado. Já a localização é a fase posterior ao levantamento
bibliográfico e significa situar e limitar as obras específicas,
na busca pelas informações necessárias. A compilação re-
fere-se ao período de procura, aquisição, reunião e agrupa-
mento do material necessário. Ao passo que o fichamento
é a transcrição dos dados para, numa fase subsequente,
realizar consulta e referência. Sendo assim, observa-se que
essas anotações necessitam ser completas, redigidas com
clareza, mantendo fidelidade à obra original consultada.
Nessa perspectiva, entende-se que a pesquisa bibliográ-
fica é organizada e apoia-se em um rigor metodológico e
teórico.