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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

nos referenciais da teoria freireana contribuem de forma sig-

nificativa para conhecer a realidade e as reais necessidades

de projetar práticas educativas em contextos escolares e não

escolares, comprometidas com a formação de sujeitos po-

litizados, e comprometidos com o desenvolvimento local e

regional.

METODOLOGIA

O projeto da PECC foi desenvolvido inicialmente, por

meio de pesquisa bibliográfica e, num segundo momento,

na pesquisa qualitativa. A utilização dessa metodologia, jus-

tifica-se por viabilizar a busca de bases conceituais subsí-

dios fundamentais para compreender a temática proposta:

O contexto da informática na educação e o ensino da com-

putação, nas escolas públicas do município de Santo Ângelo

e região.

Ao buscar compreender a pesquisa bibliográfica, é

importante analisar importante concepção: “A pesquisa bi-

bliográfica significa o levantamento da bibliografia referente

ao assunto que se deseja estudar. A pesquisa bibliográfica

apresenta quatro etapas: identificação, localização, compila-

ção e fichamento.” (MEDEIROS, 2008, p.36).

Ao destacar essas etapas da pesquisa, o autor afir-

ma que a identificação é o recolhimento e o levantamento

bibliográfico realizado, tendo presente o tema a ser abor-

dado. Já a localização é a fase posterior ao levantamento

bibliográfico e significa situar e limitar as obras específicas,

na busca pelas informações necessárias. A compilação re-

fere-se ao período de procura, aquisição, reunião e agrupa-

mento do material necessário. Ao passo que o fichamento

é a transcrição dos dados para, numa fase subsequente,

realizar consulta e referência. Sendo assim, observa-se que

essas anotações necessitam ser completas, redigidas com

clareza, mantendo fidelidade à obra original consultada.

Nessa perspectiva, entende-se que a pesquisa bibliográ-

fica é organizada e apoia-se em um rigor metodológico e

teórico.