1292
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
do semestre, do ano de 2017, os acadêmicos do referido
Curso, realizaram uma pesquisa com base num projeto da
PECC II que apresentava como tema central a Identidade
Docente e o Campo Profissional do Licenciado em Compu-
tação. A proposta era realizar um diagnóstico e análise do
contexto regional/local, em relação à informática na educa-
ção e/ou o ensino da Computação nas escolas públicas. Um
olhar aprofundado a respeito do Projeto Político Pedagó-
gico até às práticas dos educadores, com o objetivo de de-
senvolver pesquisa e produção de conhecimento, acerca do
contexto educacional local e regional, articulando os desa-
fios da informática na educação e o ensino da computação,
aliado ao compromisso com a construção da identidade do
Licenciado em Computação.
A articulação da teoria com a prática é um princípio
que o próprio Paulo Freire defendia em suas obras. Freire
(1996) enfatiza que é necessário dar condições para que o
aprendiz possa desenvolver senso crítico num processo de
aprendizagem, pois ambos os envolvidos, tanto educador
quanto o educando, estão sujeitos a uma via de duas mãos
que envolvem meios de formação, construção e criação.
Neste sentido, argumenta também, todo educador é um
pesquisador e precisa socializar o seu conhecimento de ma-
neira que o educando possa fazer análise de sua realidade
espacial e temporal a fim de transformá-la.
Portanto, trata-se de uma pesquisa teórica e práti-
ca desenvolvida no Curso de Licenciatura, no qual a teoria
de Paulo Freire tem alicerçado inúmeros trabalhos no co-
tidiano do curso, pautado em inúmeros princípios, entre
eles de que “ensinar exige reflexão crítica sobre a prática”.
(FREIRE, 1996, p. 38).
OBJETIVOS
Este trabalho tem por finalidade socializar uma ação
educativa desenvolvida no Curso de Licenciatura em Com-
putação, na disciplina de Prática Enquanto Componente
Curricular (PECC) no segundo semestre do Curso de Licen-