1288
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
graduação é o primeiro passo, para obter a base necessária.
Embasar teoricamente a prática que, somente acontece no
dia a dia da atuação docente, pela e com a disponibilida-
de de se colocar no lugar de aprendente, mas que também
seja ético diante de seu compromisso com a educação e a
sociedade.
Dando continuidade a formação permanente é que
somos educadoras pesquisadoras no PPGEA, pedagogas
que dialogam e refletem sobre a educação em espaços for-
mais e não-formais. Acreditamos que a formação continua-
da é necessária para o aprofundamento sobre a teoria e a
prática, ao buscar novas possibilidades para o entendimento
do sujeito como um ser inteiro no processo educativo (bio-
lógico, físico, intelectual e social).
Percebemos através do tempo histórico de nossa for-
mação que a educação recebe significados diferentes na
medida em que a compreensão sobre ela é desenvolvida e,
que o educador tem um papel importante neste processo
de desenvolvimento. As práticas pedagógicas as quais os
educandos estão imersos influenciam diretamente na trans/
formação do sujeito que precisa e deve ser protagonista.
Compreendemos que a formação dos profissionais da
área da educação deve ser continua, na medida em que o
educador se posiciona diariamente como aprendente. Estar
nesta posição não significa menosprezar os saberes que já
construímos, mas gerar a possibilidade de aprimorar diante
de uma nova reflexão frente e com nossa atuação, um novo
olhar e escuta do eu e do outro
com
o eu/outro.
Somos sujeitos históricos, carregamos uma bagagem
de vivências e experiências e é na formação permanente que
(re)significamos as aprendizagens e partilhamos conheci-
mentos. Estas só são compartilhadas quando nos disponibi-
lizamos a vivenciar o novo e a (re)pensar o velho. Precisamos
e devemos estar sempre em permanente trans/formação, já
que ser pedagogo(a) é estar sempre buscando e (re)signifi-
cando no/com o ensino ao permanecer encharcadas com/
em Paulo Freire.