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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

graduação é o primeiro passo, para obter a base necessária.

Embasar teoricamente a prática que, somente acontece no

dia a dia da atuação docente, pela e com a disponibilida-

de de se colocar no lugar de aprendente, mas que também

seja ético diante de seu compromisso com a educação e a

sociedade.

Dando continuidade a formação permanente é que

somos educadoras pesquisadoras no PPGEA, pedagogas

que dialogam e refletem sobre a educação em espaços for-

mais e não-formais. Acreditamos que a formação continua-

da é necessária para o aprofundamento sobre a teoria e a

prática, ao buscar novas possibilidades para o entendimento

do sujeito como um ser inteiro no processo educativo (bio-

lógico, físico, intelectual e social).

Percebemos através do tempo histórico de nossa for-

mação que a educação recebe significados diferentes na

medida em que a compreensão sobre ela é desenvolvida e,

que o educador tem um papel importante neste processo

de desenvolvimento. As práticas pedagógicas as quais os

educandos estão imersos influenciam diretamente na trans/

formação do sujeito que precisa e deve ser protagonista.

Compreendemos que a formação dos profissionais da

área da educação deve ser continua, na medida em que o

educador se posiciona diariamente como aprendente. Estar

nesta posição não significa menosprezar os saberes que já

construímos, mas gerar a possibilidade de aprimorar diante

de uma nova reflexão frente e com nossa atuação, um novo

olhar e escuta do eu e do outro

com

o eu/outro.

Somos sujeitos históricos, carregamos uma bagagem

de vivências e experiências e é na formação permanente que

(re)significamos as aprendizagens e partilhamos conheci-

mentos. Estas só são compartilhadas quando nos disponibi-

lizamos a vivenciar o novo e a (re)pensar o velho. Precisamos

e devemos estar sempre em permanente trans/formação, já

que ser pedagogo(a) é estar sempre buscando e (re)signifi-

cando no/com o ensino ao permanecer encharcadas com/

em Paulo Freire.