XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
processo em permanente trans/formação, já que o pedago-
go soma 4 horas diárias com as crianças e no final do ano
letivo são 800 horas com eles. Mais uma vez, percebam nos-
sa responsabilidade ao fazer, ser parte e compartilhar com
as crianças.
Nós temos conhecimento sobre educação, sobre as
políticas educacionais, a história da educação, as metodo-
logias de ensino, as didáticas, dentre outras. Como salienta
Freire: “Para mim que me situo entre os que não aceitam
a separação impossível entre prática e a teoria, toda práti-
ca educativa implica uma teoria educativa” (FREIRE, 2011,
p. 21). Ser pedagogo é um conjunto de conhecimentos em
constante construção e (re) significação.
Somos profissionais da educação, pois, temos o co-
nhecimento sobre esses elementos assim, somos pedago-
gos(as) porque temos o conhecimento da educação, temos
saberes conceituais, os saberes das experiências, tudo isso
foram construídos ao longo do curso de pedagogia e a
partir desses conhecimentos precisamos construir outros,
tivemos que alicerçar uma postura, uma atitude diante
e com esses saberes e somos nós responsáveis por esse
compartilhar.
Não adianta desenvolver uma prática se não avaliar-
mos nossa atuação, precisamos refletir sobre nossa atuação/
prática, é necessário trans/formar a ação em reflexão e em
uma nova atuação, como diria Freire. “[...] a práxis, porém, é
ação e reflexão dos homens sobre o mundo para transfor-
má-lo” (FREIRE, 2014, p. 52). Não planejamos a prática essa
é uma competência do(a) pedagogo(a), estabelecer essa or-
ganização é necessária e indispensável ao pedagogo(a).
A mediação pedagógica estabelece uma relação po-
sitiva consigo mesma, com os outros, sem julgamentos de
valores. O(a) pedagogo(a) tem que ter muito cuidado em
relação ao outro para não criar rótulos, a nossa relação
com o outro precisa ser pedagógica, ela precisa ser com
cuidado pedagógico. Concordamos com FREIRE, quando
salienta que: