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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

processo em permanente trans/formação, já que o pedago-

go soma 4 horas diárias com as crianças e no final do ano

letivo são 800 horas com eles. Mais uma vez, percebam nos-

sa responsabilidade ao fazer, ser parte e compartilhar com

as crianças.

Nós temos conhecimento sobre educação, sobre as

políticas educacionais, a história da educação, as metodo-

logias de ensino, as didáticas, dentre outras. Como salienta

Freire: “Para mim que me situo entre os que não aceitam

a separação impossível entre prática e a teoria, toda práti-

ca educativa implica uma teoria educativa” (FREIRE, 2011,

p. 21). Ser pedagogo é um conjunto de conhecimentos em

constante construção e (re) significação.

Somos profissionais da educação, pois, temos o co-

nhecimento sobre esses elementos assim, somos pedago-

gos(as) porque temos o conhecimento da educação, temos

saberes conceituais, os saberes das experiências, tudo isso

foram construídos ao longo do curso de pedagogia e a

partir desses conhecimentos precisamos construir outros,

tivemos que alicerçar uma postura, uma atitude diante

e com esses saberes e somos nós responsáveis por esse

compartilhar.

Não adianta desenvolver uma prática se não avaliar-

mos nossa atuação, precisamos refletir sobre nossa atuação/

prática, é necessário trans/formar a ação em reflexão e em

uma nova atuação, como diria Freire. “[...] a práxis, porém, é

ação e reflexão dos homens sobre o mundo para transfor-

má-lo” (FREIRE, 2014, p. 52). Não planejamos a prática essa

é uma competência do(a) pedagogo(a), estabelecer essa or-

ganização é necessária e indispensável ao pedagogo(a).

A mediação pedagógica estabelece uma relação po-

sitiva consigo mesma, com os outros, sem julgamentos de

valores. O(a) pedagogo(a) tem que ter muito cuidado em

relação ao outro para não criar rótulos, a nossa relação

com o outro precisa ser pedagógica, ela precisa ser com

cuidado pedagógico. Concordamos com FREIRE, quando

salienta que: