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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
OBJETIVO(S)
Os objetivos do relato de experiência estão ancorados
ao pensar o papel dos pedagogos e (re)pensar as práticas
pedagógicas no âmbito escolar. No decorrer do artigo iremos
apresentar o referencial teórico, seguido da metodologia e
da análise alcançando os resultados pelo e com os objeti-
vos consolidados pelo relato de experiência ao estar como
protagonistas em constituição, já que ser pedagogo(a) é um
permanente buscar, (re)significar e mediar pedagógico.
REFERENCIAL TEÓRICO
Pressupostos teóricos do pensamento educativo frei-
riano fortificam o entrelace: Paulo Freire e a formação de
educadores, aposta latente na escrita. Já que, discorrer so-
bre o papel do(a) pedagogo(a) é trazer a luz: a responsabi-
lidade, o comprometimento, a escuta, o diálogo, o respeito,
a confiança, a flexibilidade e a confiabilidade que são ele-
mentos importantíssimos na escola ou em qualquer espaço
educativo.
Na trajetória do pedagogo(a) as obras de Freire fazem
e são presença constante, citamos uma delas: Pedagogia do
Oprimido que é o livro em educação mais lido no mundo
embora, no Brasil seja menos lido do que na Alemanha e
França. Intentamos responder ancoradas nas obras de Freire,
qual é o papel dos pedagogos? Primeiramente compreen-
demos que ser pedagogo(a) é um movimento em perma-
nente trans/formação. As coisas não estão prontas elas virão
a ser e precisam ser construídas e alicerçadas pelo quefazer
ao (re)significar com e pela formação do(a) pedagogo(a) “o
seu quefazer, ação e reflexão, não pode dar-se sem a ação e
a reflexão dos outros” (FREIRE, 2011, p. 169).
É exatamente isso, a trajetória de pedagogo(a) é cons-
truída com os sujeitos que compartilham conhecimentos e
no com o mundo, a ação e a reflexão se dão simultanea-
mente, práxis sendo um ato coletivo. É o pensamento do
pedagogo que muda a realidade ou a realidade que muda