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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

somos e fazemos parte dessa trajetória, tão linda e encan-

tadora que é a docência, somos pedagogas por escolha as-

sim como, defendemos a educação pública pela relação de

pertencimento ao ser, estar e lutar pelo ensino de qualidade

para todos. Não tem relação apenas com as metodologias

de ensino, mas, com as posturas, com as práticas pedagó-

gicas e é exatamente isso, que vamos discorrer um pouco, a

nossa mediação pedagógica, o quanto é necessária ao papel

do pedagogo(a).

O olhar atento frente ao papel do(a) pedagogo(a) se

fortalece esperançosamente pela e com uma metodologia

dialógica. A roda de conversa, ou círculo de cultura rompe

com a pedagogia da nuca sendo assim, acreditamos ser um

método indispensável na sala de aula. Por isso, apostamos

na base teórica e metodológica da Pedagogia de Paulo Frei-

re, consonante com a formação de pedagogos(as).

ANÁLISE

Chegou o momento de responder à questão inicial:

qual é o papel dos pedagogos? Ser pedagogo vem histo-

ricamente se modificando com o tempo, se fôssemos pen-

sar um século atrás, ser pedagogo era aquele que acompa-

nhava as crianças, eles faziam as lições em casa, esse era o

pedagogo há um século. Essa forma de ser pedagogo vai

se modificando com o tempo, provavelmente há dez anos

ainda vamos ter a (re)construção dos pedagogos não por

identidade, mas, profissional. Essas mudanças têm relação

com a nossa postura enquanto, profissionais como nos defi-

nimos pedagogos(as) já que, é um processo em permanente

constituição e (re)significação.

Será que nos definimos como aquele profissional que

vai ser sempre desvalorizado, em termos de salários, em

termos de políticas públicas. Ciente que, ainda somos mui-

to desvalorizados, mas precisamos fazer e ser a diferença

que tanto almejamos, não podemos esquecer: estamos em

constituição mesmo tendo o título, pois, ser pedagogo é um