XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1281
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
PAPEL DO PEDAGOGO: ENCHARCADAS
COM/EM PAULO FREIRE
Eliane Lima Piske
1
Pâmela Saraiva Miranda
2
Narjara Mendes Garcia
3
INTRODUÇÃO
Na conjuntura política e econômica que perpassa o
país escrever um relato de experiência pelo e com o nosso
papel de pedagogo(a) é uma enorme responsabilidade já
que, fomos e somos privilegiadas por contar com uma edu-
cação pública, de qualidade e emancipatória que foi firmada
pelo diálogo com um grande mestre, Paulo Freire. “A nossa
convicção é a de que, quanto mais cedo comece o diálogo,
mais revolucionário será” (FREIRE, 2014, p. 172).
O engajamento, a luta e a audácia de Freire foram pro-
pulsores de uma sensibilização que perpassa o centenário
pela e com a ação que faz e é a diferença na educação. O
legado freiriano permanece vivo assim, precisamos assumir
e dizer a palavra, como aprendemos com Freire (2011). Nes-
ta perspectiva, iremos discorrer sobre o papel do pedago-
go(a) encharcado(as) com e em Freire já que, a formação
permanente dos(as) educadores(as) deve e precisa rejuntar
humanidades e romper com a dicotomia aprender e ensinar.
1
Pedagoga; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação
Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG); Bol-
sista CAPES; colaboradora do Centro de Referência em Apoio às Famílias
(CRAF/FURG) e-mail
e.nanny@hotmail.com2
Pedagoga; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Am-
biental pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG); Bolsista
CAPES; e-mail
ms.pamelasaraiva@gmail.com3
Pedagoga, Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Am-
biental (PPGEA/FURG), professora do Instituto de Educação e do PPGEA/
FURG; Universidade Federal do Rio Grande (FURG); e-mail
narjaramg@ gmail.com