Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1286 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1286 / 2428 Next Page
Page Background

1286

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

A curiosidade do estudante às vezes pode abalar

a certeza do professor. Por isso é que, ao limitar

a curiosidade do aluno, a sua expressividade, o

professor autoritário limita a sua também. Muitas

vezes, por outro lado, a pergunta que o aluno li-

vre para fazê-la, faz sobre um tema, pode colocar

ao professor um ângulo diferente, do qual lhe será

possível aprofundar mais tarde uma reflexão mais

crítica. (FREIRE, 2011, p. 44).

Neste sentido, não podemos culpar o outro, carregar

os preconceitos, nós lidamos com as diferenças e assim, não

podemos esquecer a nossa postura e competência enquan-

to, profissionais da educação. Uma sala de aula não deve ser

um território de poder desigual, onde educador e educando

se confrontam, mas, pelo contrário, é na interação um com

o outro que a educação, o ensino e os métodos para apren-

dizagem se estabelecem.

O educador não é o centro dos saberes e nem são ab-

solutos assim como, os alunos não são tabulas rasas (FREI-

RE, 2014). Acreditamos que ficar desestruturado e inquieto

frente ao que se presencia, vivencia ou executa é o pontapé

inicial para possíveis modificações, pois só transformamos o

que nos faz refletir e/ou, ocasionalmente, nos gera uma si-

tuação-problema, nos faz e possibilita desacomodar. Freire

salienta que:

(...) esta postura ajuda a construir um ambiente fa-

vorável a produção do conhecimento onde o medo

do professor e o mito que se cria em torno da pes-

soa vão sendo desvelados. É preciso aprender a ser

coerente. De nada adianta o discurso competente

se a ação pedagógica é impermeável a mudanças.

(FREIRE, 2011, p.12).

Neste sentido é necessário romper com as formas de

ensino padronizadas e que elas sirvam como objetos de re-

flexão e questionamentos, que precisam e devem ser diários/

permanentes na nossa constituição, já que somos pedago-

gas e, permanente trans/formação. Atualmente, vivenciamos

novos tempos da e na sociedade: a geração da tecnologia