Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1291 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1291 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1291

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO

DE PROFESSORES: COMPROMISSOS

E ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS NO

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

Dayane Flores da Silva

1

Eliane de Lourdes Felden

2

INTRODUÇÃO

Esse artigo trata-se de uma experiência de pesquisa

realizada no Curso de Licenciatura em Computação, na dis-

ciplina Prática Enquanto Componente Curricular (PeCC), no

Instituto Federal Farroupilha, no

Campus

Santo Ângelo.

A atividade compõe exigência obrigatória do Curso de

Licenciatura em Computação, e tem como objetivo propor-

cionar experiências de articulação de conhecimentos cons-

truídos ao longo do curso em situações de prática docente;

oportunizar o reconhecimento e reflexão sobre o campo de

atuação docente; proporcionar o desenvolvimento de pro-

jetos, metodologias e materiais didáticos próprios do exer-

cício da docência, entre outros, integrando novos espaços

educacionais como

locus

da formação dos licenciandos.

(INSTITUTO..., 2016).

Este componente curricular é de extrema relevância,

pois compõe uma carga horária expressiva do curso. A PECC

tem por finalidade articular as concepções teóricas no pro-

cesso de ensino e aprendizagem, constituindo-se um espa-

ço de criação e reflexão a respeito do trabalho dos profis-

sionais de educação na perspectiva de integrar formação e

exercício profissional docente.

A Prática de Ensino da Computação está presente ao

longo do Curso de Licenciatura em Computação. No segun-

1

Acadêmica do Instituto Federal Farroupilha,

Campus

Santo Ângelo, Curso

de Licenciatura em Computação. E-mail:

<dayaflores@gmail.com>.

2

Docente Pedagoga no Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ânge-

lo/RS. E-mail:

<eliane.felden@iffarroupilha.edu.br>

.