XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1291
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO
DE PROFESSORES: COMPROMISSOS
E ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS NO
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
Dayane Flores da Silva
1
Eliane de Lourdes Felden
2
INTRODUÇÃO
Esse artigo trata-se de uma experiência de pesquisa
realizada no Curso de Licenciatura em Computação, na dis-
ciplina Prática Enquanto Componente Curricular (PeCC), no
Instituto Federal Farroupilha, no
Campus
Santo Ângelo.
A atividade compõe exigência obrigatória do Curso de
Licenciatura em Computação, e tem como objetivo propor-
cionar experiências de articulação de conhecimentos cons-
truídos ao longo do curso em situações de prática docente;
oportunizar o reconhecimento e reflexão sobre o campo de
atuação docente; proporcionar o desenvolvimento de pro-
jetos, metodologias e materiais didáticos próprios do exer-
cício da docência, entre outros, integrando novos espaços
educacionais como
locus
da formação dos licenciandos.
(INSTITUTO..., 2016).
Este componente curricular é de extrema relevância,
pois compõe uma carga horária expressiva do curso. A PECC
tem por finalidade articular as concepções teóricas no pro-
cesso de ensino e aprendizagem, constituindo-se um espa-
ço de criação e reflexão a respeito do trabalho dos profis-
sionais de educação na perspectiva de integrar formação e
exercício profissional docente.
A Prática de Ensino da Computação está presente ao
longo do Curso de Licenciatura em Computação. No segun-
1
Acadêmica do Instituto Federal Farroupilha,
Campus
Santo Ângelo, Curso
de Licenciatura em Computação. E-mail:
<dayaflores@gmail.com>.2
Docente Pedagoga no Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ânge-
lo/RS. E-mail:
<eliane.felden@iffarroupilha.edu.br>.