1294
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
em especial, analisar a presença de Paulo Freire no contexto
educacional brasileiro,
com o objetivo de qualificar a educa-
ção no país. Assim, de forma permanente provoca os edu-
cadores, a refletir a respeito de suas práticas e os caminhos
possíveis para inovar e fortalecer o processo de formação
de sujeitos.
Esse evento instiga às instituições comprometidas
com a formação de profissionais da educação, a valorizar
os aportes políticos e epistemológicos, como fonte, e como
luz para iluminar novas práticas educativas. É exatamente
com esse olhar que o Instituto Federal Farroupilha,
Campus
Santo Ângelo, vem assumindo a formação de professores,
para além de um preceito legal, de sua lei de criação, mas
como uma responsabilidade social com o desenvolvimento
humano. Com rigorosidade e com afeto são desenvolvidos
inúmeros projetos com a finalidade de preparar profissio-
nais da educação cientes de suas responsabilidades diante
de um contexto educacional que está a exigir novas postu-
ras e novos encaminhamentos.
A Prática Enquanto Componente Curricular - PECC, é
apenas uma, das inúmeras disciplinas que compõe a matriz
curricular do Curso de Licenciatura em Computação, que no
cotidiano, se solidariza com a formação de professores ino-
vadores e progressistas, princípio continuamente defendido
por
FREIRE.
Nesse movimento, de formação permanente de pro-
fessores o garimpo teórico nas obras de Paulo Freire é con-
tínuo, vale ressaltar:
[...] quanto mais capacitado como profissional,
quanto mais se utiliza do patrimônio cultural, que
é o patrimônio de todos e ao qual todos devem
servir, mais aumenta sua responsabilidade com os
homens. O compromisso só é válido quando está
carregado de humanismo, só é consequente quan-
do está fundado cientificamente. (FREIRE, 1987, p.
20).
Esse rigor epistemológico permeia as ações no Curso
de Licenciatura em Computação, que de forma articulada