XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
mas capaz de leituras aprofundadas sobre o fenômeno edu-
cacional. Tal perfil se caracteriza por um processo de cons-
trução do sujeito historicamente situado e tem conexão
com o que emerge da necessidade da sociedade em dado
contexto e momento histórico, a possibilidade deste
vir a
ser
fomenta em mim a curiosidade epistemológica que me
move, que me inquieta e me instiga a atuar na formação de
formadores.
Refletir sobre a formação de docente nos cursos de
Pedagogia e mais especificamente o do IFRS – Câmpus Por-
to Alegre implica em pensar o sistema escolar intrínseco
ao contexto social e político, bem como em pensar sobre
o sujeito, o cidadão e o profissional que se desejar formar.
A
práxis docente
é carregada de sentido e à docência preci-
sa ser compreendia como trabalho interativo, que necessita
ser estudada e interpretada em sua totalidade. A docência é
regida por uma racionalidade que envolve regras e regula-
mentos que funcionam com a ajuda dos docentes e outros
profissionais, contudo abarca o
imprevisível,
aquilo que não
podemos controlar, mesmo que tenhamos um planejamen-
to conciso e coerente.
Destarte, pode-se observar através da experiência
de escreverem
cartas pedagógicas,
que
formar e se formar
exige reinvenção. A educação necessita ser, acima de tudo,
uma tentativa constante de mudança de atitude. Mudar não
é tarefa fácil e todos nós sabemos disso, mas o sabor da
mudança emerge quando a própria escola se torna espaço
vivo, pulsante, em movimento constante. O sonho e a utopia
colaboram para a criação de processos e culturas novas. O
sonho e a utopia são deflagradores de energias positivas
vitais ao ensinar e aprender.
O desenvolvimento de processos educativos ancora-
dos no ideário de Freire exigem a presença dos docentes/
educadores e dos alunos/educandos por inteiro, percebe-
mos isso nitidamente na
carta da Márcia
porque ensino e
aprendizagem para que aconteçam, nesta perspectiva, pre-
cisam que além do pensar, o sentir, o querer e o agir estejam