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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
desafios, que iam desde a questão financeira à adaptação ao
ritmo de estudantes mais jovens e com características bem
diferenciadas. O ingresso no PARFOR não deixou de apre-
sentar desafios a serem superados também, porém o pre-
paro e compreensão dos professores sobre a realidade dos
estudantes dessa modalidade contribui diariamente para a
superação e construção de saberes.
No PARFOR se faz o caminho inverso ao da forma-
ção acadêmica convencional. Não é fácil confrontar minha
prática diariamente. Constatar que tantas certezas vão se
esvaziando à medida que avanço no conhecimento das
teorias, muitas vezes é desconcertante e acaba deixando o
sentimento de frustração pelo que antes foi desenvolvido.
Compreendo, entretanto, e acredito que o caminho deve ser
esse mesmo: a renovação diária. Entre todos esses desafios
a serem superados existe a paixão pelo curso, pela forma-
ção, pela busca do conhecimento. A cada final de dia de
trabalho sinto um novo impulso para mais um dia de aula,
agora invertendo o lugar de sala de aula, de professora a
aluna. Também essa troca é importante para a prática. É nes-
se processo que me vejo também,
formando e me formando,
um caminho doloroso que une escola e universidade e, so-
bretudo, acontece no mundo real.
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
Destarte, a realidade humana e social é construída pe-
los próprios seres humanos e está em constante movimento.
Freire (1997), já nos apresentava um mundo em movimento
e a História como possibilidades, sendo a realidade histórica
e social. Não há espaços, na obra de Freire, para a aceita-
ção, como dada, de uma organização única e incontestável
da sociedade. O ser humano se faz humano, não preexiste,
constrói-se através das relações intelectuais, éticas, afetivas
e estéticas que estabelece com os outros homens, com a
natureza, com os objetos e consigo mesmo.
O perfil do docente para o século XXI solicita a cons-
trução de uma identidade profissional que não seja etérea,