Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1260 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1260 / 2428 Next Page
Page Background

1260

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

desafios, que iam desde a questão financeira à adaptação ao

ritmo de estudantes mais jovens e com características bem

diferenciadas. O ingresso no PARFOR não deixou de apre-

sentar desafios a serem superados também, porém o pre-

paro e compreensão dos professores sobre a realidade dos

estudantes dessa modalidade contribui diariamente para a

superação e construção de saberes.

No PARFOR se faz o caminho inverso ao da forma-

ção acadêmica convencional. Não é fácil confrontar minha

prática diariamente. Constatar que tantas certezas vão se

esvaziando à medida que avanço no conhecimento das

teorias, muitas vezes é desconcertante e acaba deixando o

sentimento de frustração pelo que antes foi desenvolvido.

Compreendo, entretanto, e acredito que o caminho deve ser

esse mesmo: a renovação diária. Entre todos esses desafios

a serem superados existe a paixão pelo curso, pela forma-

ção, pela busca do conhecimento. A cada final de dia de

trabalho sinto um novo impulso para mais um dia de aula,

agora invertendo o lugar de sala de aula, de professora a

aluna. Também essa troca é importante para a prática. É nes-

se processo que me vejo também,

formando e me formando,

um caminho doloroso que une escola e universidade e, so-

bretudo, acontece no mundo real.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

Destarte, a realidade humana e social é construída pe-

los próprios seres humanos e está em constante movimento.

Freire (1997), já nos apresentava um mundo em movimento

e a História como possibilidades, sendo a realidade histórica

e social. Não há espaços, na obra de Freire, para a aceita-

ção, como dada, de uma organização única e incontestável

da sociedade. O ser humano se faz humano, não preexiste,

constrói-se através das relações intelectuais, éticas, afetivas

e estéticas que estabelece com os outros homens, com a

natureza, com os objetos e consigo mesmo.

O perfil do docente para o século XXI solicita a cons-

trução de uma identidade profissional que não seja etérea,