Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1258 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1258 / 2428 Next Page
Page Background

1258

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Enquanto na minha família os meninos deviam se preo-

cupar em terminar o 2º grau da época para ter um emprego

bom e eu devia apenas estudar, sem que me explicitassem

um objetivo com isso, nas famílias dos meus colegas se falava

em ser engenheiro, advogado, médico e as meninas também

pensavam nisso. Eu observava tudo e comecei a perceber es-

sas diferenças e pensar que podia fazer parte desse mundo.

Ali já se implantou uma semente de um desejo de estudar e

ter uma profissão. Ainda não sabia qual. Quando comentava

em casa sobre isso, sobre as mães das colegas que tinham

suas profissões, ouvia que para isso deixavam os filhos “rolan-

do” nas mãos de empregadas. Era desconcertante para mim,

a não aceitação de uma realidade que eu presenciava quando

ia na casa dos colegas e via tudo funcionando como na minha

e não entendia qual era o nó da questão.

A escola sempre apresentou o objetivo de estarmos

estudando. Era um caminho necessário para a formação pro-

fissional. Essa visão que me faltava em casa de direcionar os

estudos a uma formação acadêmica, a escola me proporcio-

nou. Meus pais não tinham como oferecer essa perspectiva,

pois nem eles a tinham. A compreensão deles sobre traba-

lho e estudo, era a de que se precisava estudar o necessário

para ter um emprego que garantisse um sustento básico.

Hoje percebo que era o que poderia se chamar de estudo

de subsistência, se é que esse termo existe. Se estuda para

garantir a sobrevivência, apenas o necessário exigido pelos

empregadores

O tempo passa...vida que segue e quando menos es-

perava fui nomeada exatamente para a escola em que es-

tudei os primeiros anos da educação básica. Iniciei minha

primeira turma na EMEF Monteiro Lobato, minha escola de

infância, em 03 de setembro de 2011. Muito medo, dúvidas,

ansiedade, mas uma profunda alegria por ver novamente

meu projeto em andamento. Sentia que tudo que havia

passado, tinha um novo rumo e que meu projeto, já quase

esquecido, estava novamente em minhas mãos. Com uma

determinação enorme, logo comecei a procurar meios para