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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Na própria análise do autor, focando em nossos gri-
fos da citação anterior, trata-se de “uma
educação para a
decisão, para a responsabilidade social e política
” (Freire,
1967, p.95, grifos em negrito nossos) e além disso,
“Uma educação que possibilitasse ao homem a
discussão corajosa de sua problemática
. De sua
inserção nesta problemática
. Que o advertisse
dos perigos de seu tempo, para que, consciente
deles, ganhasse a
força e a coragem de lutar
, ao
invés de ser levado e arrastado à perdição de seu
próprio “eu”, submetido às prescrições alheias.
Educação que o colocasse em diálogo constan-
te com o outro
. Que o predispusesse a constantes
revisões. À
análise crítica de seus “achados”
. A
uma certa rebeldia, no sentido mais humano da
expressão. Que o
identificasse com métodos e
processos científicos
. (Freire, 1967, p. 97, grifos
em negrito nossos).
Desta forma, pelos grifos acima e pela citação a se-
guir, não apenas critica a escolaridade brasileira, como dela
se distancia, pois projeta uma mudança cultural nas práti-
cas escolares. Ou seja, a “nossa
cultura fixada na palavra
corresponde a nossa inexperiência do diálogo, da in-
vestigação, da pesquisa
, que, por sua vez, estão intima-
mente ligados à criticidade, nota fundamental da mentali-
dade democrática” (Freire, 1967, p.103, grifos em negrito
nossos).
METODOLOGIA
É na instância da obra, especificamente em “Educa-
ção e Conscientização”, que o autor explicita, de forma sis-
temática sua proposta metodológica, que adotamos como
procedimento-guia para nossas práticas formativas de pro-
fessores, esboçando os problemas “como realizar esta edu-
cação? Como proporcionar ao homem meios de superar
suas atitudes, mágicas ou ingênuas, diante de sua realida-
de?” (Freire, 1967, p.114). A resposta do autor, é a nosso ver,
epistemologicamente didático-metodológica: