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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
a que correspondia uma tarefa alienada e alienante
de suas elites. Elites distanciadas do povo. Super-
postas à sua realidade. Povo “imerso” no processo,
inexistente enquanto capaz de decidir e a quem
correspondia a tarefa de quase não ter tarefa. De
estar sempre sob. De seguir. De ser comandado
pelos apetites da “elite”, que estava sobre ele.
Ne-
nhuma vinculação dialogal entre estas elites e
estas massas,
para quem ter tarefa corresponderia
somente seguir e obedecer. Incapacidade de ver-
-se a sociedade a si mesma, de que resultava como
tarefa preponderante a importação de modelos, a
que Guerreiro Ramos chamou de “exemplarismo”
(Freire, 1967, p.53, grifos em negrito nossos).
Para nós, educadores-educandos, formadores univer-
sitários de professores, nada pior na vida do que ‘inexistên-
cia de vinculação dialogal’, característica máxima da condu-
ta bancária. Inexistência de vinculação dialogal, que sustenta
o mito de que o ensino é transferir conhecimento e extirpa a
conscientização do processo de ensino-aprendizagem.
Adiante, em “Sociedade Fechada e Inexperiência De-
mocrática”, quase preanuncia o golpe de Estado de 2016
vivido por nós. Caracteriza Sociedade Fechada ancorado no
conceito-central do diálogo.
“A distância social existente e característica das re-
lações humanas no grande domínio
não permite a
dialogação
. O clima desta, pelo contrário, é o das
áreas abertas. Aquele em que o homem desenvol-
ve o sentido de sua participação na vida comum.
A dialogação implica na responsabilidade social
e política do homem. Implica num mínimo de
consciência transitiva
, que não se desenvolve nas
condições oferecidas pelo grande domínio” (Freire,
1967, p.77, grifos em negrito nossos).
De nossos grifos, associamos Sociedade Fechada e
inexistência de interação dialógico-problematizadora. Aliás,
marca da pedagogia bancária, expositiva e autoritária. Em-
bora seja cômoda a passividade e a irresponsabilidade, a
consequência é a dominação.