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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

a que correspondia uma tarefa alienada e alienante

de suas elites. Elites distanciadas do povo. Super-

postas à sua realidade. Povo “imerso” no processo,

inexistente enquanto capaz de decidir e a quem

correspondia a tarefa de quase não ter tarefa. De

estar sempre sob. De seguir. De ser comandado

pelos apetites da “elite”, que estava sobre ele.

Ne-

nhuma vinculação dialogal entre estas elites e

estas massas,

para quem ter tarefa corresponderia

somente seguir e obedecer. Incapacidade de ver-

-se a sociedade a si mesma, de que resultava como

tarefa preponderante a importação de modelos, a

que Guerreiro Ramos chamou de “exemplarismo”

(Freire, 1967, p.53, grifos em negrito nossos).

Para nós, educadores-educandos, formadores univer-

sitários de professores, nada pior na vida do que ‘inexistên-

cia de vinculação dialogal’, característica máxima da condu-

ta bancária. Inexistência de vinculação dialogal, que sustenta

o mito de que o ensino é transferir conhecimento e extirpa a

conscientização do processo de ensino-aprendizagem.

Adiante, em “Sociedade Fechada e Inexperiência De-

mocrática”, quase preanuncia o golpe de Estado de 2016

vivido por nós. Caracteriza Sociedade Fechada ancorado no

conceito-central do diálogo.

“A distância social existente e característica das re-

lações humanas no grande domínio

não permite a

dialogação

. O clima desta, pelo contrário, é o das

áreas abertas. Aquele em que o homem desenvol-

ve o sentido de sua participação na vida comum.

A dialogação implica na responsabilidade social

e política do homem. Implica num mínimo de

consciência transitiva

, que não se desenvolve nas

condições oferecidas pelo grande domínio” (Freire,

1967, p.77, grifos em negrito nossos).

De nossos grifos, associamos Sociedade Fechada e

inexistência de interação dialógico-problematizadora. Aliás,

marca da pedagogia bancária, expositiva e autoritária. Em-

bora seja cômoda a passividade e a irresponsabilidade, a

consequência é a dominação.