1206
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
nas, formadores conteudistas e a equipe da Universidade -
sabendo o valor de sua língua, questiona e manifesta a sua
indignação “[...] porque temos as aulas de inglês e espanhol?
Porque não podemos ter kaingang?”. Os encontros de for-
mação dos professores kaingang e guarani são momentos
de uma escuta sensível e com um diálogo intercultural, onde
todos aprendem.
Os(as) professores(as), sábios(as) indígenas kaingang e
guarani estão aprendendo a “dizer a sua palavra”.
Segundo Ernani Fiori, na Pedagogia do Oprimido, onde
ele afirma que... é a própria dialética em que se existencia o
homem. Mas, para isto, para assumir responsavelmente sua
missão de homem, há de aprender a “dizer a sua palavra”,
pois com ela, constitui a si mesmo e a comunhão humana
em que se constitui, instaura o mundo em que se humaniza,
humanizando-o. Com a palavra o homem se faz homem. Ao
dizer a sua palavra, pois, o homem assume conscientemente
sua essencial condição humana. (FREIRE, 1987, p.13)
Portanto, cabe ao povo indígena dizer a palavra do ca-
minho no processo histórico cultural.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: ...CHEGANDO A ALGUNS
CAMINHOS...
A educação escolar indígena como uma busca incessan-
te e sem prazo, como uma alternativa para a emancipação so-
cial dos povos indígenas. O trabalho coletivo com diferentes
áreas do conhecimento, tais como: antropologia, filosofia, so-
ciologia, história, artes, música e educação unidos para desve-
lar a cultura indígena, se constitui em um processo interdisci-
plinar. Para Freire (1987, p. 102), “[...] a tarefa do educador dia-
lógico é, trabalhando em equipe interdisciplinar este universo
temático recolhido na investigação, devolvê-lo, como proble-
ma não como dissertação, aos homens de quem recebeu”. Eis
o desafio de um trabalho comprometido politicamente e coe-
rente com os desafios de uma educação intercultural.
A formação de professores (as) indígenas é a formação
de educadores e educadoras que querem fazer a diferença