XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
gang e guarani, na sua identidade, na sua escrita, na sua fala,
nos seus sonhos.”.
Devemos nos aproximar da história dos povos indíge-
nas, para conhecermos a cultura e seu modo de viver/sentir,
pensar a educação. Os professores (as) indígenas têm que
pegar com as mãos o rumo da educação escolar indígena.
A educação indígena proporciona outra visão de educação,
em que a educação se dá na natureza, na dança, na história,
no mito.
Da resistência e da esperança dos professores(as) indí-
genas, foi conquistada a formação diferenciada, a Ação Sa-
beres Indígenas na Escola, logo após a I Conferência Nacio-
nal de Educação Indígena – CONEEI (Conferência Nacional
de Educação Escolar Indígena/MEC/SECADI), de acordo com
o documento base do MEC/2016.
O CAMINHO DOS SABERES
A ação Saberes Indígenas na Escola é uma conquista
de lutas dos povos indígenas do Brasil. No final de 2013, a
UFRGS foi convidada pela Secretaria de Educação Continua-
da, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC, a
aderir um programa Nacional de formação continuada de
professores indígenas: Saberes Indígenas na Escola. Nele
atuam professores de diferentes unidades como Antropolo-
gia, Letras e Música e sua coordenação esta a cargo da Fa-
culdade de Educação, é uma parceria entre MEC, Universida-
de e Estado (SEDUC/RS), o núcleo Rio Grande do Sul/UFRGS,
está sob a coordenação atual da professora Magali Mendes
de Menezes, e teve em suas 1ª e 2ª edições a coordenação
da professora Maria Aparecida Bergamaschi.
Saberes Indígenas na Escola é uma ação de formação
continuada de professores kaingang e guarani que traba-
lham com os anos iniciais do ensino fundamental. Confor-
me a Portaria 98/2013, da SECADI/MEC, que regulamenta o
programa Saberes Indígenas na Escola deverá contemplar
a realidade sócio-linguística dos povos atendidos a partir
dos seguintes eixos: a) letramento maternal; b) letramento
em Língua Portuguesa como língua materna; c) letramento