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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

gang e guarani, na sua identidade, na sua escrita, na sua fala,

nos seus sonhos.”.

Devemos nos aproximar da história dos povos indíge-

nas, para conhecermos a cultura e seu modo de viver/sentir,

pensar a educação. Os professores (as) indígenas têm que

pegar com as mãos o rumo da educação escolar indígena.

A educação indígena proporciona outra visão de educação,

em que a educação se dá na natureza, na dança, na história,

no mito.

Da resistência e da esperança dos professores(as) indí-

genas, foi conquistada a formação diferenciada, a Ação Sa-

beres Indígenas na Escola, logo após a I Conferência Nacio-

nal de Educação Indígena – CONEEI (Conferência Nacional

de Educação Escolar Indígena/MEC/SECADI), de acordo com

o documento base do MEC/2016.

O CAMINHO DOS SABERES

A ação Saberes Indígenas na Escola é uma conquista

de lutas dos povos indígenas do Brasil. No final de 2013, a

UFRGS foi convidada pela Secretaria de Educação Continua-

da, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC, a

aderir um programa Nacional de formação continuada de

professores indígenas: Saberes Indígenas na Escola. Nele

atuam professores de diferentes unidades como Antropolo-

gia, Letras e Música e sua coordenação esta a cargo da Fa-

culdade de Educação, é uma parceria entre MEC, Universida-

de e Estado (SEDUC/RS), o núcleo Rio Grande do Sul/UFRGS,

está sob a coordenação atual da professora Magali Mendes

de Menezes, e teve em suas 1ª e 2ª edições a coordenação

da professora Maria Aparecida Bergamaschi.

Saberes Indígenas na Escola é uma ação de formação

continuada de professores kaingang e guarani que traba-

lham com os anos iniciais do ensino fundamental. Confor-

me a Portaria 98/2013, da SECADI/MEC, que regulamenta o

programa Saberes Indígenas na Escola deverá contemplar

a realidade sócio-linguística dos povos atendidos a partir

dos seguintes eixos: a) letramento maternal; b) letramento

em Língua Portuguesa como língua materna; c) letramento