XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
pe interdisciplinar de professores de filosofia, de música, de
letras, de artes, estudantes da graduação e pós-graduação.
Todos com postura interdisciplinar freireana, onde o diálogo
é a base conceitual da educação.
Ouvir o cacique guarani Santiago, falando que “o fu-
turo da educação indígena são os velhos”, em um encontro
de formação de professores (as) guarani, a importância da
oralidade e da ancestralidade na educação indígena. Ouvir
o mestrando do PPGEdu/UFRGS - Dorvalino, liderança kain-
gang, em relato feito no dia 10 de maio de 2017 – no en-
contro de professores kaingang com orientadora Vera Lúcia
Kaninnka, em São Leopoldo, na Escola indígena Por Fi Ga
- quando afirma que “a escola tem a cara do branco, tem
que ter a cara do índio, tem que pegar a filosofia kaingang
e fazer uma proposta pedagógica indígena”. Ouvir a palavra
do professor(a) indígena significa uma escuta sensível, com
respeito à cultura do seus povos, com uma postura ética
de diálogo intercultural, onde o conhecimento, a cultura, a
história, a cosmologia indígena é ciência, um saber científico
diferente do povo não indígena.
Dorvalino também discursou sobre “criar propostas
curriculares mais diferenciadas, fortalecer e resgatar nossa
identidade, Saberes que estão envolvidos diretamente com
a Comunidade”. A ação Saberes Indígenas na Escola tem
como finalidade fortalecer o protagonismo indígena, a partir
dos encontros de formação realizados durante a pesquisa,
para que o sonho de uma escola diferenciada se torne reali-
dade. A educação indígena que está além da própria escola,
segue as trilhas dos antepassados e tem o bem viver como
base estrutural.
A ação Saberes Indígenas na Escola deve ser um lugar
de formação onde o professor (a) indígena tenha a liberda-
de de dizer a sua palavra, na sua língua materna. Segundo a
pesquisadora kaingang, Dona Iracema – em relato feito no
Encontro de formação de orientadores indígenas kaingang,
em 20 de fevereiro de 2017, na Casa dos Capuchinhos, onde
estiveram presentes professores (as), pesquisadores indíge-