Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1187 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1187 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1187

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

grande dia. O grupo de artesanato formado pela comuni-

dade do bairro se aproxima de Freire através da imagem do

livro “Á sombra desta mangueira” e daí surgem várias “man-

gueiras” de EVA que lindamente compuseram nosso evento.

Afinal, “Escola é, sobretudo gente”.

Pensamos então, será que podemos ampliar ainda

mais a nossa roda de conversa? Foi daí então que convi-

damos algumas escolas “vizinhas” para se juntar a nossa

proposta. E para nossa alegria, duas aceitam o desafio e se

juntam ao nosso coletivo. Foi iniciado com isso o fortaleci-

mento da rede de escolas.

Se houveram momentos difíceis? Sim houveram,

quando levamos a proposta para todos os nossos docen-

tes, tiveram aqueles que resistiram e, por vezes, não parti-

ciparam. Mas sabemos que a resistência faz parte de todo

processo educativo e seguimos tentando mobilizar o maior

número de colegas.

No sábado do dia quatorze de abril, foi realizado o

Pré Fórum de Estudos de Paulo Freire da E.M.E.F. Prof. João

de Oliveira Martins, um marco importante no processo de

formação permanente, fazendo história enquanto escola

pública da periferia que se faz protagonista de sua práxis.

Empoderando e dando voz aqueles que vivem diariamente

os processos de ensino aprendizagem.

Foi um momento de grande ansiedade e nervosismo

para a equipe organizadora, mas também de imensa alegria

e boniteza. Foi uma reunião de ideias e ideais, de crença

de que é possível a transformação da escola a partir dela

mesma.

Em um primeiro momento houve a fala de dois profes-

sores da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Nesse

andamento questões como a formação de professores e a

importância do legado de Freire emergiram da conversa. Foi

possibilitado pensar o entrelaçamento entre o ensino básico

e o ensino superior. Em um segundo momento, aconteceu

as rodas de conversa por sala. E quanta riqueza de experiên-

cias (com) partilhadas, a teoria e a prática entremeadas. Foi