XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1187
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
grande dia. O grupo de artesanato formado pela comuni-
dade do bairro se aproxima de Freire através da imagem do
livro “Á sombra desta mangueira” e daí surgem várias “man-
gueiras” de EVA que lindamente compuseram nosso evento.
Afinal, “Escola é, sobretudo gente”.
Pensamos então, será que podemos ampliar ainda
mais a nossa roda de conversa? Foi daí então que convi-
damos algumas escolas “vizinhas” para se juntar a nossa
proposta. E para nossa alegria, duas aceitam o desafio e se
juntam ao nosso coletivo. Foi iniciado com isso o fortaleci-
mento da rede de escolas.
Se houveram momentos difíceis? Sim houveram,
quando levamos a proposta para todos os nossos docen-
tes, tiveram aqueles que resistiram e, por vezes, não parti-
ciparam. Mas sabemos que a resistência faz parte de todo
processo educativo e seguimos tentando mobilizar o maior
número de colegas.
No sábado do dia quatorze de abril, foi realizado o
Pré Fórum de Estudos de Paulo Freire da E.M.E.F. Prof. João
de Oliveira Martins, um marco importante no processo de
formação permanente, fazendo história enquanto escola
pública da periferia que se faz protagonista de sua práxis.
Empoderando e dando voz aqueles que vivem diariamente
os processos de ensino aprendizagem.
Foi um momento de grande ansiedade e nervosismo
para a equipe organizadora, mas também de imensa alegria
e boniteza. Foi uma reunião de ideias e ideais, de crença
de que é possível a transformação da escola a partir dela
mesma.
Em um primeiro momento houve a fala de dois profes-
sores da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Nesse
andamento questões como a formação de professores e a
importância do legado de Freire emergiram da conversa. Foi
possibilitado pensar o entrelaçamento entre o ensino básico
e o ensino superior. Em um segundo momento, aconteceu
as rodas de conversa por sala. E quanta riqueza de experiên-
cias (com) partilhadas, a teoria e a prática entremeadas. Foi