1176
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
freireano, discutido no referencial teórico da tese, estiveram
presentes nas ações de formação de professores de EJA de-
senvolvidas no âmbito da DRE-PJ. O conjunto dos dados por
hora analisados sugere que Paulo Freire foi uma referência
importante no campo investigado, cabendo a essa pesquisa,
em suas etapas subsequentes, desvelar os condicionantes
políticos e estruturais que permitem que o pensamento de
Freire ressurja nesse contexto.
CONSIDERAÇÕES
Encerrando esse texto é importante remarcar que Frei-
re segue inspirando reflexões e práticas que concretizam
conceitos/categoria em diferentes contextos da realidade
brasileira e mostram perspectivas promissoras na direção
de uma educação com qualidade social, Demonstrou-se, no
conjunto dos estudos, que a obra de Freire pode contribuir,
efetivamente, com um pensamento e uma prática progres-
sistas que têm, no horizonte, a humanização e a utopia de
uma sociedade mais democrática, justa e solidária.
REFERÊNCIAS
APPLE, Michael W. Paulo Freire, neoliberalismo e educação.
In: APPLE, Michael W.; NÓVOA, António (Orgs.).
Pau-
lo Freire
: política e pedagogia. Porto: Porto Editora,
1998a. p. 167-187.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio.
Investigação em
educação matemática
: percursos teóricos e meto-
dológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
FREIRE, Paulo.
A educação na cidade
. São Paulo: Editora
Cortez, 1991.
______.
Pedagogia do oprimido
. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1987.
GIROUX, Henry. Prologue: the fruit of Freire’s roots. In: LAKE,
Robert; KRESS, Tricia (Eds.).
Paulo Freire’s intellec-
tuals roots
: toward historicity in práxis. New York:
Blomsbury, 2013. p. IX – XXI.