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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
qualitativa
10
. Os relatórios dessas pesquisas são registrados
em Dissertações e Teses.
Ampliando e enraizando as ações desta pesquisa
A Reunião de Pesquisadores ocorrida na PUC-SP em
março de 2018, com o objetivo de sistematizar um dos mo-
mentos de acompanhamento dessa pesquisa, mostrou um
conjunto expressivo de ações que revelam o compromis-
so e o fortalecimento da equipe de pesquisadores, a busca
do enraizamento da pesquisa em diferentes territórios e a
potencialidade de aprofundamento dos estudos realizados
no âmbito desse projeto. O levantamento das ações inclui
43 estudos empíricos (Dissertações e Teses) em desenvolvi-
mento em diferentes territórios e 10 estudos de meta-análi-
se, a serem concluídos até o ano de 2020.
A título de exemplo, serão apresentados, no âmbito
desse texto, a nova proposta de trabalho da Cátedra Pau-
lo Freire da Universidade Católica de Santos (UniSantos) e
uma pesquisa de doutorado de Fernanda Quatorze Voltas,
do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade
de Educação da Universidade de São Paulo, sob orientação
da profa. Dra. Sonia Maria Portella Kruppa.
A Cátedra Paulo Freire da Universidade Católica de
Santos
A Cátedra Paulo Freire da Universidade Católica de
Santos (UniSantos), localizada no Município de Santos-SP,
foi instalada em junho de 2005, pelo então diretor do Centro
de Ciências da Educação da UniSantos, professor Dráuzio
da Costa Pires de Campos, com os objetivos de promover a
continuidade da proposta pedagógica de Paulo Freire, esti-
mular estudos sobre o pensamento desse autor e desenvol-
ver projetos relacionados a ações de construção da cidada-
nia e à produção de novos conhecimentos.
10 Entende-se por meta-análise qualitativa, nesse projeto, a modalidade de
pesquisa que objetiva desenvolver uma revisão sistemática de estudos já
realizados, sobre um mesmo tema, tentando extrair dele, outros resultados
e sínteses, transcendendo aqueles anteriormente obtidos (FIORENTINI;
LORENZATO, 2006).