XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1169
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
construir coletivamente uma educação que é, si-
multaneamente, anti-hegemônica e parte do mais
vasto campo de batalha sobre o que significa al-
fabetização, quem a deveria controlar, e como a
alfabetização crítica (o que ele denominou de cons-
cientização) está ligada a lutas reais, por pessoas
reais, em comunidades reais. (APPLE, 1998, p. 23).
A atualidade do pensamento de Paulo Freire vem sen-
do demonstrada pela multiplicidade de trabalhos teórico-
-práticos que se desenvolvem, tomando o seu pensamento
e a sua prática como referência, em diferentes áreas do co-
nhecimento, ao redor do mundo.
Schugurensky (2014), ao analisar a atualidade da
perspectiva popular, radical e democrática da proposta de
Freire, particularmente no presente contexto de reformas
educacionais neoliberais e neoconservadoras assinala que,
presentemente, há uma comunidade considerável de inte-
lectuais e práticos interessada no exame crítico, na extensão
criativa e na aplicação imaginativa das ideias de Freire.
Na área acadêmica, as últimas décadas demonstram
considerável ampliação de trabalhos sobre, e a partir do
pensamento freireano. No Banco de Teses da Coordenadoria
de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES),
órgão do Ministério da Educação, estão registradas cerca
de 2000 pesquisas que utilizaram o referencial freireano em
diferentes áreas do conhecimento. Essas pesquisas estão
distribuídas em grandes áreas: 76,45% em Ciências Huma-
nas; nas Ciências Biológicas estão 18,35% da produção e na
área de Exatas se localizam os demais trabalhos, totalizan-
do 5,2%. Na área de Ciências Humanas, as pesquisas estão
nas subáreas de Educação, com destaque para o campo do
Currículo, Formação de Educadores, Gestão, Educação de
Jovens e Adultos, Letras e Linguística, Psicologia, Filosofia,
Sociologia, Recursos Humanos, Direito, Serviço Social, Ciên-
cias Sociais, Ciências da Religião, Ciências da Comunicação,
Fotografia, Música e Teatro. Nas Ciências Biológicas foram
desenvolvidos trabalhos localizados nos campos da Promo-
ção da Saúde, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Fisioterapia,