Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1159 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1159 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1159

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

DESENVOLVIMENTO

A EMEF. Prof. João de Oliveira Martins, caracteriza-se

por ser uma escola de periferia da cidade de Rio Grande/RS,

localizada em um bairro que sofre com alguns problemas

como falta de infraestrutura básica, drogadição, violência

e pobreza. A escola possui aproximadamente novecentos

estudantes matriculados do primeiro ao nono ano do ensi-

no fundamental, distribuídos em três turnos (manha, tarde e

vespertino). Desta forma, o grupo docente precisa lidar com

as problemáticas provenientes destas situações, bem como

de demais situações familiares que interferem na aprendiza-

gem dos discentes.

A maioria dos professores da escola possuem uma

carga horária grande de trabalho, muitas vezes cumpridas

na mesma escola, por vezes dividida em mais de um esta-

belecimento de ensino. Esta falta de pertencimento a uma

mesma escola e a rotina de muitas turmas e aula, são mo-

tivos que por vezes dificultam a formação continuada dos

professores.

Apesar destas dificuldades, sempre tivemos a com-

preensão da relevância que a teorização da prática docen-

te tem, é por isso que a partir do ano de 2015 a equipe

gestora da referida escola dá início a ações que promovam

o reconhecimento e a qualificação do trabalho dos nossos

educadores. Acreditamos que só a partir de uma práxis pro-

blematizada é que será possível avançar nos processos de

ensino-aprendizagem dos nossos estudantes. Com isso, nos

conectamos com pensamento freireano quando este afirma

“Práxis pode ser compreendida como a estreita relação que

se estabelece entre o modo de interpretar a realidade e a

vida e a consequente prática que decorre desta compreen-

são levando a uma ação transformadora”. ( 2008)

Em julho de 2015, a escola organiza dois dias de for-

mação para os professores tanto dos anos iniciais quanto

dos anos finais sobre a temática de organização de projetos.

A escolha da temática foi feita a partir de conversas realiza-

das com os discentes, que relataram muitas dúvidas teórico-