XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1159
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
DESENVOLVIMENTO
A EMEF. Prof. João de Oliveira Martins, caracteriza-se
por ser uma escola de periferia da cidade de Rio Grande/RS,
localizada em um bairro que sofre com alguns problemas
como falta de infraestrutura básica, drogadição, violência
e pobreza. A escola possui aproximadamente novecentos
estudantes matriculados do primeiro ao nono ano do ensi-
no fundamental, distribuídos em três turnos (manha, tarde e
vespertino). Desta forma, o grupo docente precisa lidar com
as problemáticas provenientes destas situações, bem como
de demais situações familiares que interferem na aprendiza-
gem dos discentes.
A maioria dos professores da escola possuem uma
carga horária grande de trabalho, muitas vezes cumpridas
na mesma escola, por vezes dividida em mais de um esta-
belecimento de ensino. Esta falta de pertencimento a uma
mesma escola e a rotina de muitas turmas e aula, são mo-
tivos que por vezes dificultam a formação continuada dos
professores.
Apesar destas dificuldades, sempre tivemos a com-
preensão da relevância que a teorização da prática docen-
te tem, é por isso que a partir do ano de 2015 a equipe
gestora da referida escola dá início a ações que promovam
o reconhecimento e a qualificação do trabalho dos nossos
educadores. Acreditamos que só a partir de uma práxis pro-
blematizada é que será possível avançar nos processos de
ensino-aprendizagem dos nossos estudantes. Com isso, nos
conectamos com pensamento freireano quando este afirma
“Práxis pode ser compreendida como a estreita relação que
se estabelece entre o modo de interpretar a realidade e a
vida e a consequente prática que decorre desta compreen-
são levando a uma ação transformadora”. ( 2008)
Em julho de 2015, a escola organiza dois dias de for-
mação para os professores tanto dos anos iniciais quanto
dos anos finais sobre a temática de organização de projetos.
A escolha da temática foi feita a partir de conversas realiza-
das com os discentes, que relataram muitas dúvidas teórico-