XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1155
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Diretrizes curriculares Nacionais da Educação Bá-
sica.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação
Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral.
Brasília: MEC, SEM, DICEI, 2013.
BRASIL.
Base Nacional Comum Curricular
: educação é a
base. Brasília: MEC, 2017.
FREIRE, P.
Educação como Prática da Liberdade
. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1967.
______.
À sombra desta mangueira
. São Paulo: Editora Olho
d’Água, 1995.
______.
Pedagogia da Autonomia
: saberes necessários à
prática educativa.
21.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONÇALVES, T. V. O. Formação inicial de professores: práti-
ca docente e atitudes reflexivas.
Amazônia - Revista
de Educação em Ciências e Matemática
, v. 1, n. 1,
p.73-78, 2005.
GONÇALVES, T. V. O. Feiras de Ciências e Formação de Pro-
fessores. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. (org.)
Quan-
ta ciência há no ensino de ciências
. São Carlos:
EDUFSCAR, 2011. p. 207-216.
GALLON, M. S.; ROCHA FILHO, J. B.; NASCIMENTO, S. S. Fei-
ras de ciências nos ENPECs (1997-2015): identifican-
do tendências e traçando possibilidades. In: Encontro
Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 6.,
2017, Florianópolis.
Anais…
Florianópolis: ABRAPEC,
2017. Disponível em:
<http://www.abrapecnet.org.br/ enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1722-1.pdf>. Acesso
em: 20 mar. 2018.
MANCUSO, R.
A Evolução do Programa de Feiras de Ciên-
cias do Rio Grande do Sul:
Avaliação Tradicional X
Avaliação Participativa. 334p. Dissertação (Mestrado
em Educação). Universidade Federal de Santa Catari-
na, 1993.