1152
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ações e orientamos que os estudantes também fizessem
breves anotações sobre o que os estava sendo dito. Para os
futuros sábados, planejamos auxiliá-los nos projetos já em
andamento e também oferecendo mini-oficinas, abordan-
do temas como a importância dos cadernos de campo, a
apresentação em público, elaboração de
banners
e trazendo
pessoas externas à escola para dialogar sobre a importância
da pesquisa na educação básica, atuação profissional, en-
tre outros assuntos. Entendemos que a sugestão dos temas
deve ser avaliada também pelos estudantes como forma a
dar prioridade àquilo que sentem mais necessidade em de-
terminado momento da pesquisa.
IV. Pensamos que é necessária uma construção con-
junta do regulamento da feira, abarcando nossas ações de-
senvolvidas desde os primeiros dias letivos, considerando o
contexto da escola e procurando uma avaliação que os auxilie
no aprimoramento dos seus projetos. Assim, a medida em
que nos encontramos e as parte das ações vão sendo colo-
cadas em prática, avançamos na construção do regulamento,
o qual deve ser divulgado aos estudantes no mês de maio.
Também faz parte dessa ação nosso planejamento quanto
a organização do evento em si, programação, organização
dos avaliadores externos e outros aspectos que uma feira de
ciências solicita. Aos poucos, nosso coletivo docente, um vai
aprendendo com o outro e contribuindo nessa caminhada.
V. Após a realização da feira, pensamos ser importante
um evento cujo foco seja avaliação e divulgação dos princi-
pais resultados. É primordial que em uma construção cole-
tiva sejam ouvidas as opiniões, a fim de qualificar o evento
seguinte, contemplando as necessidades apontadas pelos
participantes. Esse evento deve abarcar a participação do-
cente e discente, como forma de dar voz a todos os envolvi-
dos no projeto inicial.
O que já podemos compartilhar como resultados?
A produção de conhecimento a partir de nossa prática
vem caminhando paralelamente a todas as ações propostas