Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1152 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1152 / 2428 Next Page
Page Background

1152

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ações e orientamos que os estudantes também fizessem

breves anotações sobre o que os estava sendo dito. Para os

futuros sábados, planejamos auxiliá-los nos projetos já em

andamento e também oferecendo mini-oficinas, abordan-

do temas como a importância dos cadernos de campo, a

apresentação em público, elaboração de

banners

e trazendo

pessoas externas à escola para dialogar sobre a importância

da pesquisa na educação básica, atuação profissional, en-

tre outros assuntos. Entendemos que a sugestão dos temas

deve ser avaliada também pelos estudantes como forma a

dar prioridade àquilo que sentem mais necessidade em de-

terminado momento da pesquisa.

IV. Pensamos que é necessária uma construção con-

junta do regulamento da feira, abarcando nossas ações de-

senvolvidas desde os primeiros dias letivos, considerando o

contexto da escola e procurando uma avaliação que os auxilie

no aprimoramento dos seus projetos. Assim, a medida em

que nos encontramos e as parte das ações vão sendo colo-

cadas em prática, avançamos na construção do regulamento,

o qual deve ser divulgado aos estudantes no mês de maio.

Também faz parte dessa ação nosso planejamento quanto

a organização do evento em si, programação, organização

dos avaliadores externos e outros aspectos que uma feira de

ciências solicita. Aos poucos, nosso coletivo docente, um vai

aprendendo com o outro e contribuindo nessa caminhada.

V. Após a realização da feira, pensamos ser importante

um evento cujo foco seja avaliação e divulgação dos princi-

pais resultados. É primordial que em uma construção cole-

tiva sejam ouvidas as opiniões, a fim de qualificar o evento

seguinte, contemplando as necessidades apontadas pelos

participantes. Esse evento deve abarcar a participação do-

cente e discente, como forma de dar voz a todos os envolvi-

dos no projeto inicial.

O que já podemos compartilhar como resultados?

A produção de conhecimento a partir de nossa prática

vem caminhando paralelamente a todas as ações propostas