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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

visto que irmãos e amigos dos anos finais estão envolvi-

dos no projeto.

Percebemos a cada passo do projeto que é possível

trazer o interesse do estudante para a sala de aula, transfor-

mando aos poucos sua curiosidade ingênua em curiosidade

epistemológica (FREIRE, 1996). Também é possível constatar

a importância da valorização dos saberes de cada educan-

do, associando os conteúdos aprendidos às suas realidades

concretas (FREIRE, 1996).

Como ensinar exige pesquisa e pesquisa exige ensi-

nar, sentimos a necessidade de compartilhar nossas ações e

experiência com outros coletivos. A reflexão crítica possibi-

lita a superação da ingenuidade da prática docente cotidia-

na, desenvolvendo a curiosidade epistemológica do nosso

grupo (FREIRE, 1996). Portanto, como meta do nosso grupo

de professores, visamos à participação em eventos científi-

cos como forma de qualificar nossa proposta e de divulgar

ações exitosas advindas de escola pública.

Considerações sobre a nossa proposta

Ainda não é possível apontarmos conclusões sobre a

nossa experiência, visto que ainda estamos experienciando

o processo, em todas suas etapas. Porém, podemos apontar

alguns aspectos que tornam nosso trabalho inovador, en-

quanto uma possível comunidade de prática.

A importância

da escuta

, não apenas dos estudantes, mas entre professo-

res. Todos somos possuidores de uma trajetória única, o que

torna a nossa experiência original e nos habilita a sempre

ensinar (e aprender com o outro).

A importância do regis-

tro

. Saber que o caderno de campo não deve ser apenas

do estudante, mas nosso. Somos pesquisadores das nossas

práticas e é por meio delas que refletimos e nos transfor-

mamos a cada dia.

Não há docência sem discência

. Somos

por ora estudantes, por ora professores. Aprendemos jun-

tos, ensinamos também. Acreditamos que essa seja a educa-

ção verdadeira: educar para a vida em coletivo, respeitando,

aprendendo e ensinando.