1154
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
visto que irmãos e amigos dos anos finais estão envolvi-
dos no projeto.
Percebemos a cada passo do projeto que é possível
trazer o interesse do estudante para a sala de aula, transfor-
mando aos poucos sua curiosidade ingênua em curiosidade
epistemológica (FREIRE, 1996). Também é possível constatar
a importância da valorização dos saberes de cada educan-
do, associando os conteúdos aprendidos às suas realidades
concretas (FREIRE, 1996).
Como ensinar exige pesquisa e pesquisa exige ensi-
nar, sentimos a necessidade de compartilhar nossas ações e
experiência com outros coletivos. A reflexão crítica possibi-
lita a superação da ingenuidade da prática docente cotidia-
na, desenvolvendo a curiosidade epistemológica do nosso
grupo (FREIRE, 1996). Portanto, como meta do nosso grupo
de professores, visamos à participação em eventos científi-
cos como forma de qualificar nossa proposta e de divulgar
ações exitosas advindas de escola pública.
Considerações sobre a nossa proposta
Ainda não é possível apontarmos conclusões sobre a
nossa experiência, visto que ainda estamos experienciando
o processo, em todas suas etapas. Porém, podemos apontar
alguns aspectos que tornam nosso trabalho inovador, en-
quanto uma possível comunidade de prática.
A importância
da escuta
, não apenas dos estudantes, mas entre professo-
res. Todos somos possuidores de uma trajetória única, o que
torna a nossa experiência original e nos habilita a sempre
ensinar (e aprender com o outro).
A importância do regis-
tro
. Saber que o caderno de campo não deve ser apenas
do estudante, mas nosso. Somos pesquisadores das nossas
práticas e é por meio delas que refletimos e nos transfor-
mamos a cada dia.
Não há docência sem discência
. Somos
por ora estudantes, por ora professores. Aprendemos jun-
tos, ensinamos também. Acreditamos que essa seja a educa-
ção verdadeira: educar para a vida em coletivo, respeitando,
aprendendo e ensinando.