XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
o meu papel fundamental é contribuir positivamen-
te para que o educando vá sendo o artífice de sua
formação com a ajuda necessária do educador. Se
trabalho com crianças, devo estar atento à difícil
passagem da
heteronomia
para a
autonomia,
aten-
to à responsabilidade de minha presença que tanto
pode ser auxiliadora como pode virar perturbado-
ra da busca inquieta dos educandos; [...]. (FREIRE,
2013, p. 68-69).
Freire traz uma contribuição extremamente importan-
te voltada à educação, em especial, aqueles em situações de
opressão. Formulou uma proposta pedagógica que busca
transformar o educando em sujeito do processo, o que re-
sulta na promoção da autonomia. Exemplo disso foi o seu
método de alfabetização, através do qual ficou conhecido
internacionalmente e que propõe uma educação que pos-
sibilita a tomada de consciência pelo sujeito de sua própria
condição social e que, é essa conscientização que resulta em
transformação social.
É preciso insistir: este saber necessário ao professor
– que ensinar não é transmitir conhecimento – não
apenas precisa de ser apreendido por ele e pelos
educandos nas suas razões de ser – ontológica, po-
lítica, ética, epistemológica, pedagógica, mas tam-
bém precisa de ser constantemente testemunhado,
vivido. (FREIRE, 2012, p.47).
Convivência, diálogo e participação são condições
sine qua non
da aprendizagem, voltadas a uma categoria
multicultural que dá uma nova caracterização do espaço es-
colar. Mais do que um currículo novo e diferenciado, a es-
cola necessita de novas formas de conquistar a atenção dos
estudantes para aquilo que está no currículo.
Destarte, o contexto educacional atual vem marcado
por inúmeras transformações que insurgem esse novo pen-
sar do educador, um pensar que transcende as paredes da
sala de aula e exige um posicionamento mais crítico. Neste
sentido, ensinar pressupõe relação na qual educador e edu-
cando interagem com problematizações e busca de respos-