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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

o meu papel fundamental é contribuir positivamen-

te para que o educando vá sendo o artífice de sua

formação com a ajuda necessária do educador. Se

trabalho com crianças, devo estar atento à difícil

passagem da

heteronomia

para a

autonomia,

aten-

to à responsabilidade de minha presença que tanto

pode ser auxiliadora como pode virar perturbado-

ra da busca inquieta dos educandos; [...]. (FREIRE,

2013, p. 68-69).

Freire traz uma contribuição extremamente importan-

te voltada à educação, em especial, aqueles em situações de

opressão. Formulou uma proposta pedagógica que busca

transformar o educando em sujeito do processo, o que re-

sulta na promoção da autonomia. Exemplo disso foi o seu

método de alfabetização, através do qual ficou conhecido

internacionalmente e que propõe uma educação que pos-

sibilita a tomada de consciência pelo sujeito de sua própria

condição social e que, é essa conscientização que resulta em

transformação social.

É preciso insistir: este saber necessário ao professor

– que ensinar não é transmitir conhecimento – não

apenas precisa de ser apreendido por ele e pelos

educandos nas suas razões de ser – ontológica, po-

lítica, ética, epistemológica, pedagógica, mas tam-

bém precisa de ser constantemente testemunhado,

vivido. (FREIRE, 2012, p.47).

Convivência, diálogo e participação são condições

sine qua non

da aprendizagem, voltadas a uma categoria

multicultural que dá uma nova caracterização do espaço es-

colar. Mais do que um currículo novo e diferenciado, a es-

cola necessita de novas formas de conquistar a atenção dos

estudantes para aquilo que está no currículo.

Destarte, o contexto educacional atual vem marcado

por inúmeras transformações que insurgem esse novo pen-

sar do educador, um pensar que transcende as paredes da

sala de aula e exige um posicionamento mais crítico. Neste

sentido, ensinar pressupõe relação na qual educador e edu-

cando interagem com problematizações e busca de respos-