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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

volvidos ainda enfrentam a problemática da qualidade da

Educação Básica, atrelada, especialmente, ao processo de

alfabetização.

Nestes termos e na busca por melhorias significativas

no campo da educação, o Ministério da Educação cria em

2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

(PNAIC), com ênfase na formação de professores, objetivan-

do promover seu compromisso pela meta de alfabetizar to-

das as crianças brasileiras até os 8 (oito) anos de idade. As-

sim, como expresso no caderno de apresentação do PNAIC:

Em 2013, a ênfase do PNAIC baseou-se na forma-

ção em Língua Portuguesa e, em 2014, na formação

em Matemática. Em 2015, a novidade é a ampliação

para as demais áreas do conhecimento, de forma

integrada, abrangendo a educação integral das

crianças nesse início do processo de escolarização.

(MEC, 2015, p. 08).

Assim, a proposta, que contempla a ampla formação

de professores que atuam nos três primeiros anos do Ensino

Fundamental, ocorre a partir de um conjunto de cadernos,

contendo um caderno de apresentação, um caderno para

gestores e equipe pedagógica e outros dez cadernos, dividi-

dos por eixos temáticos dentro das áreas do conhecimento.

Este material, desenvolvido especialmente para as forma-

ções dos professores possui o intuito de ampliar as reflexões

sobre a alfabetização na perspectiva do letramento. Nestes

termos, o material apresenta em seus textos, a abordagem

interdisciplinar e a ênfase em práticas didático-metodológi-

cas, na perspectiva da integração de saberes.

As ações do PNAIC são criadas com a finalidade de

assegurar que todos os alunos dos sistemas públicos de

ensino fossem alfabetizados em Língua Portuguesa e em

Matemática até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Busca-se, com tais ações, reduzir a distorção idade-série,

melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -

IDEB, capacitar os professores e construir resoluções com o

intuito de esclarecer como deve ocorrer o processo d ensino