1134
EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
volvidos ainda enfrentam a problemática da qualidade da
Educação Básica, atrelada, especialmente, ao processo de
alfabetização.
Nestes termos e na busca por melhorias significativas
no campo da educação, o Ministério da Educação cria em
2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
(PNAIC), com ênfase na formação de professores, objetivan-
do promover seu compromisso pela meta de alfabetizar to-
das as crianças brasileiras até os 8 (oito) anos de idade. As-
sim, como expresso no caderno de apresentação do PNAIC:
Em 2013, a ênfase do PNAIC baseou-se na forma-
ção em Língua Portuguesa e, em 2014, na formação
em Matemática. Em 2015, a novidade é a ampliação
para as demais áreas do conhecimento, de forma
integrada, abrangendo a educação integral das
crianças nesse início do processo de escolarização.
(MEC, 2015, p. 08).
Assim, a proposta, que contempla a ampla formação
de professores que atuam nos três primeiros anos do Ensino
Fundamental, ocorre a partir de um conjunto de cadernos,
contendo um caderno de apresentação, um caderno para
gestores e equipe pedagógica e outros dez cadernos, dividi-
dos por eixos temáticos dentro das áreas do conhecimento.
Este material, desenvolvido especialmente para as forma-
ções dos professores possui o intuito de ampliar as reflexões
sobre a alfabetização na perspectiva do letramento. Nestes
termos, o material apresenta em seus textos, a abordagem
interdisciplinar e a ênfase em práticas didático-metodológi-
cas, na perspectiva da integração de saberes.
As ações do PNAIC são criadas com a finalidade de
assegurar que todos os alunos dos sistemas públicos de
ensino fossem alfabetizados em Língua Portuguesa e em
Matemática até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Busca-se, com tais ações, reduzir a distorção idade-série,
melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -
IDEB, capacitar os professores e construir resoluções com o
intuito de esclarecer como deve ocorrer o processo d ensino