XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Conhecer as histórias da minha gente, contadas por
eles mesmos, é o que move minha esperança em uma edu-
cação libertadora e comprometida com a igualdade social
como a Educação Popular, que reconhece o verdadeiro po-
der do povo e o faz entender isso.
Embora eu não tenha sido egresso de um curso pré-
-universitário popular, tenho total certeza que se hoje, estou
aqui escrevendo este trabalho como graduando de Ensino
Superior, foi porque um dia algum filho de trabalhador como
eu, alcançou o sonho de ingressar em uma universidade e
lutou para que outros pudessem ter esse mesmo direito.
Gratidão é a palavra que move todas as minhas ex-
periências com a Educação Popular e todas as leituras que
faço de Paulo Freire, afinal ver a camada popular como prin-
cipal sujeito transformador de seu próprio futuro é o que o
opressor não quer ver; E, a Educação Popular vem para lutar
e resistir contra isso.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. 17ª Ed. Rio de Ja-
neiro: Paz e Terra, 1987.
PEREIRA, Roberta Avila; COLARES, Mariene Costa, JARDIM,
Sarah Severo; CLARO, Lisiane Costa; PEREIRA, Vilmar
Alves.
Democratização na Universidade Pública:
acesso e permanência da camada popular no con-
texto do
PAIETS
. Revista PET Interdisciplinar e Pro-
grama Conexões/UFPA On-line. Vol. 01, 2016.
PEREIRA, Vilmar Alves. GONÇALVES, Leonardo Dorneles.
Educação Popular no Contexto do PAIETS
- FURG
:
Os saberes da pesquisa em extensão universitária.
Evangraf, Porto Alegre/FURG, 2012.
THUM, Carmo.
Pré-vestibular público e gratuito
: o acesso
de trabalhadores à universidade pública. 185 f. Disser-
tação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências
da Educação da Universidade Federal de Santa Catari-
na, Florianópolis. 2000.