1126
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Ainda sobre as ótimas surpresas que tivemos no ano
de 2017 no Pré-Universitário, devo citar também o fato de
termos recebido educandos de áreas rurais da cidade, que
se organizavam em caronas, ou até usavam transporte esco-
lar para poderem acompanhar nossas aulas, enriquecendo o
diálogo e valorizando nossa população rural.
Sem dúvidas, ver ao final do curso e de nossas aulas,
após a realização da prova do ENEM, nossos educandos ten-
do bons resultados em suas pontuações e no inicio do ano
de 2018 ingressarem na Universidade Federal, foi uma gran-
de vitória e alegria para todos nós educadores, mas princi-
palmente, vitória para todas as famílias de trabalhadores de
nosso país, que estão vendo seus filhos alcançarem o sonho
de entrar no Curso Superior.
Ao andar pela Universidade, e ver os rostos sorridentes
daqueles que vieram da mesma comunidade que eu, é ter a
certeza que através da Educação Popular estamos “pintando”
a universidade de povo e que estamos tendo conquistas na
desconstrução da elitização do Ensino Superior. Neste senti-
do, demarco que o objetivo dos cursos Pré-universitários Po-
pulares não se restringe à preparação para os processos sele-
tivos, mas auxiliam na consolidação de uma educação crítica
que reivindica um caminho para a construção de uma Univer-
sidade inclusiva, através do diálogo com os diferentes grupos
sociais que constituem as camadas populares (THUM, 2000).
Para o ano de 2018, a luta continua... desde a busca por
novos educadores da comunidade, assim como a volta dos
educandos, desta vez como educadores, a busca também
por novas lideranças dentro do projeto, para que o time se
renove e se encha de confiança e assim continue mudando a
vida das pessoas com o ingresso na universidade.
Com todo esse aprendizado que tive no ano de 2017,
consegui amadurecer enquanto graduando de um curso de
licenciatura e compreendi os problemas que a área da edu-
cação sofre. Mas tenho a certeza da escolha que fiz para a
minha vida, afinal não me vejo fazendo outra coisa a não ser
dando aula.