XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
803
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO
PEDAGÓGICA PROFISSIONAL NUMA
PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR
Eliane Brandão da Silva
5
Graziela Luz dos Santos Tonet
6
Fernanda dos Santos Paulo
7
Palavras-chave:
Educação Popular. Formação Docente. Pe-
dagogia Libertadora.
INTRODUÇÃO
Neste texto analisamos criticamente e reflexivamen-
te sobre a importância da formação de educadores(as) no
curso de Pedagogia para educadores que atuam como pro-
fissionais da Educação Infantil mas não possuem formação.
Sabemos que o número de profissionais sem formação que
veem atuando em instituições é grande (PAULO, 2013)
Buscando refletir sobre o sentido da formação do-
cente no ambiente escolar e não escolar, principalmente no
caso da Educação Infantil e dos educadores que atuam no
contexto não escolar. As instituições de ensino são espaços
privilegiados para a troca/partilha de experiências entre os
(as) educadores (as), mas nem todas possuem propostas pe-
dagógicas críticas. Diante disto, conhecendo a realidade da
Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEP-
PA) levantamos uma questão
: Que tipo de formação de edu-
cadores(as) se faz necessária para garantir uma pedagogia da
humanização, oposta da desumanização ?
Com isso discutiremos a Educação Popular e a peda-
5
Pedagoga. Professora da Educação Infantil. Participante do Grupo de Estu-
dos e Pesquisas sobre Educação Popular e Paulo Freire na AEPPA e MEP.
6
Pedagoga. Professora da Educação Infantil. Participante do Grupo de Estu-
dos e Pesquisas sobre Educação Popular e Paulo Freire na AEPPA e MEP.
7
Professora do curso de Pedagogia e orientadora desse trabalho. Educado-
ra Popular, militante da AEPPA e MEP. E-mail:
fernandaeja@yahoo.com.br