Table of Contents Table of Contents
Previous Page  801 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 801 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

801

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE

MATEMÁTICA NA EXISTÊNCIA HUMANA

PELO PRINCÍPIO DA EDUCAÇÃO POPULAR

Talia Luz Lacerda

1

Angélica da Silva Pinto

2

Marcel Jardim Amaral

3

Vilmar Alves Pereira

4

RESUMO:

Partindo da realidade de que a autora deste re-

sumo é membro de comunidade quilombola e atualmente é

graduanda do curso de Ciências Contábeis, busca partilhar

nesta breve reflexão a importância da matemática na vida

dos sujeitos, desde a educação básica até o ensino supe-

rior. A autora que vos escreve vem refletindo diuturnamente

sobre o modo que os educandos de forma geral, questio-

nam-se cotidianamente sobre a importância da disciplina de

matemática no cotidiano. De certo modo existem dúvidas

quanto ao uso na vida prática, e a própria autora antes do

ingresso na universidade também pensava o mesmo refe-

rente a disciplina, porém com o passar do processo, pas-

sou a analisar a importância dos números seja na acade-

1

Quilombola, graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal

do Rio Grande-FURG, membro do subprograma de Auxilio ao Ingresso nos

Ensinos Técnicos e Superior – PAIETS INDÍGENA E QUILOMBOLA. E-mail:

talialacerda188@gmail.com

2

Quilombola, graduanda em Pedagogia da Universidade Federal do Rio

Grande-FURG, membro do subprograma de Auxilio ao Ingresso nos En-

sinos Técnicos e Superior – PAIETS INDÍGENA E QUILOMBOLA. E-mail:

angelicadasilvapinto@gmail.com

3

Assistente Social, bolsista CNPq, integrante do Grupo de Estudos sobre Fun-

damentos da Educação Ambiental e Popular – GEFEAP, mestrando em Educa-

ção pelo Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEDU da Universidade

Federal do Rio Grande/FURG; membro da coordenação do subprograma de

Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnicos e Superior – PAIETS INDÍGENA E QUI-

LOMBOLA, Rio Grande, RS, Brasil;

amaral.marcel@yahoo.com

4

Professor, Coordenador do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Edu-

cação Ambiental e Popular – GEFEAP, Doutor em Educação pelo Programa

de Pós-graduação em Educação/PPGEDU da Universidade Federal do Rio

Grande do Sul/UFRGS, Rio Grande, RS, Brasil;

vilmar1972@gmail.com