XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
801
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE
MATEMÁTICA NA EXISTÊNCIA HUMANA
PELO PRINCÍPIO DA EDUCAÇÃO POPULAR
Talia Luz Lacerda
1
Angélica da Silva Pinto
2
Marcel Jardim Amaral
3
Vilmar Alves Pereira
4
RESUMO:
Partindo da realidade de que a autora deste re-
sumo é membro de comunidade quilombola e atualmente é
graduanda do curso de Ciências Contábeis, busca partilhar
nesta breve reflexão a importância da matemática na vida
dos sujeitos, desde a educação básica até o ensino supe-
rior. A autora que vos escreve vem refletindo diuturnamente
sobre o modo que os educandos de forma geral, questio-
nam-se cotidianamente sobre a importância da disciplina de
matemática no cotidiano. De certo modo existem dúvidas
quanto ao uso na vida prática, e a própria autora antes do
ingresso na universidade também pensava o mesmo refe-
rente a disciplina, porém com o passar do processo, pas-
sou a analisar a importância dos números seja na acade-
1
Quilombola, graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal
do Rio Grande-FURG, membro do subprograma de Auxilio ao Ingresso nos
Ensinos Técnicos e Superior – PAIETS INDÍGENA E QUILOMBOLA. E-mail:
talialacerda188@gmail.com2
Quilombola, graduanda em Pedagogia da Universidade Federal do Rio
Grande-FURG, membro do subprograma de Auxilio ao Ingresso nos En-
sinos Técnicos e Superior – PAIETS INDÍGENA E QUILOMBOLA. E-mail:
angelicadasilvapinto@gmail.com3
Assistente Social, bolsista CNPq, integrante do Grupo de Estudos sobre Fun-
damentos da Educação Ambiental e Popular – GEFEAP, mestrando em Educa-
ção pelo Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEDU da Universidade
Federal do Rio Grande/FURG; membro da coordenação do subprograma de
Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnicos e Superior – PAIETS INDÍGENA E QUI-
LOMBOLA, Rio Grande, RS, Brasil;
amaral.marcel@yahoo.com4
Professor, Coordenador do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Edu-
cação Ambiental e Popular – GEFEAP, Doutor em Educação pelo Programa
de Pós-graduação em Educação/PPGEDU da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul/UFRGS, Rio Grande, RS, Brasil;
vilmar1972@gmail.com