XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
sociedade, aprendendo a lutar por nossos direitos.
Com a criação das escolas normais, a educação brasi-
leira do século XIX concebeu as primeiras iniciativas no que
tange a formação docente, estas instituições foram pioneiras,
no que se refere à formação dos professores foram respon-
sáveis pela instrução dos docentes que atuavam na educação
básica. A primeira experiência ocorreu no Rio de Janeiro com
a criação da primeira escola normal brasileira, a partir daí, a
prática foi reproduzida em várias regiões do país.
Por outro lado, sob a influência do ideário iluminis-
ta, a educação brasileira passou a assumir uma importância
conveniente nos anos seguintes. Nesse sentido, tanto o ilu-
minismo quanto o positivismo influenciaram na ênfase que
o Estado passara a creditar no setor educacional. Afinal, o
positivismo baseava-se na visão da realidade, interferindo
de forma decisiva no processo educacional e na formação
dos educadores no final do século XIX e início do XX.
No decorrer dos anos, as escolas normais passariam
a oferecer cursos de cinco anos com fortes influências. Esta
nova tendência se aprofundaria em todas as esferas da edu-
cação brasileira, oferecendo uma nova forma de enxergar as
questões educacionais e a formação do professor, iniciando
um novo período educacional no país.
Com a revolução da década de 30, alterou-se a or-
dem político-social e a estrutura educacional do país. Com
isso, a formação dos professores deixou de ser promovida
pelas escolas normais e passou a ser oferecida em institui-
ções de cursos superiores para este fim, caracterizando uma
crescente preocupação com a preparação docente que fora
redirecionada das Escolas Normais para as universidades. O
modelo padrão para as universidades do país foi a Facul-
dade Nacional de Filosofia, criada em 1939 e dividida em
quatro seções: Filosofia, Ciências, Letras e Pedagogia.
Com a reforma universitária, alterou-se de forma pro-
funda as estruturas da educação superior no país, onde o en-
sino passou ser ministrado de preferência nas universidades.
A reforma trouxe a obrigatoriedade escolar do ensino