802
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
mia, ou na educação não formal. A disciplina de matemática
abrange a mentalidade humana e ativa o raciocínio lógico,
ao ponto de pensarmos a vida matematicamente. Paulo
Freire já expressava que desde o despertar pela manhã, ao
direcionar-se para o banheiro, o sujeito já inicia o proces-
so de cálculos, mesmo que na maioria das vezes de forma
não intencional, ao olhar para o relógio e analisa o tempo,
passa a projetar seu dia, onde todo o processo é cercado
de números e pensamentos, sendo no dia-a-dia percebido
da naturalidade de se matematizar, sendo esse processo o
que organiza o cotidiano do sujeito. Por fim a matemática
não pode ser visualizada como uma disciplina obrigatória,
mas sim é preciso despertar a conscientização dos sujeitos
de que vivemos cercados dela, mesmo que de forma não
notável, sendo esta disciplina essencial e didático no desen-
volver das trajetórias, pois conforme Freire “A vida que vira
existência se matematiza”.
Palavras-chave:
Conscientização. Paulo Freire. Matemática.